A partir do dia 9 de dezembro de 2025, o Museu da Imigração (MI), localizado em São Paulo, inaugura sua nova exposição de longa duração: Migrar – Histórias Compartilhadas Sobre Nós.
Com um olhar renovado sobre as migrações, a mostra amplia as vozes e narrativas de migrantes, refugiados, indígenas, negros e outros grupos historicamente marginalizados, buscando contemplar as múltiplas perspectivas sobre o fenômeno da migração na contemporaneidade.
A exposição foi desenvolvida a partir de um projeto curatorial colaborativo que começou em 2022 e envolveu a escuta ativa de migrantes, acadêmicos, ativistas, instituições e moradores do entorno.
O objetivo é promover uma abordagem mais inclusiva e multifacetada, que desafie as narrativas tradicionais e tragam à tona as histórias muitas vezes invisibilizadas.
Com 11 módulos interativos e novos recursos tecnológicos e de acessibilidade, Migrar – Histórias Compartilhadas Sobre Nós convida o público a uma imersão no universo das migrações, destacando não apenas as viagens e deslocamentos, mas também as histórias de vida e resistência de grupos que marcaram a formação do Brasil e do mundo.
Os visitantes poderão explorar 11 módulos que abordam temas como territórios e fronteiras, deslocamentos negros e indígenas, imigração no Brasil, migrações internas e a diáspora brasileira.
Recursos audiovisuais, iconográficos e textuais, incluindo instalações artísticas e suportes digitais, tornam a visita dinâmica e acessível.
Um dos pontos altos da exposição é o módulo “Viagem”, que simula a experiência do migrante através de projeções imersivas, mapas interativos e depoimentos reais.
Já o módulo “Deslocamentos Indígenas e Negros” reforça o debate sobre o racismo estrutural, trazendo uma instalação da artista Adriane Kariú, que mistura fotografia e inteligência artificial para destacar a invisibilização indígena.
Além disso, a “Hospedaria de Imigrantes do Brás”, um dos marcos históricos da imigração em São Paulo, ganhou novos recursos de interatividade. Agora, o público pode deitar nas camas da antiga hospedaria e ouvir relatos e memórias de migrantes que passaram pelo local. O projeto também inclui acessibilidade, com narrações em áudio e Braille em objetos históricos do acervo, como cartas de migrantes.

Créditos: Vanessa Canoso /Museu da Imigração
A exposição também traz obras de seis artistas visuais que exploram as questões da migração em suas produções. Entre os convidados estão Adriane Kariú, Paulo Chavonga, Daniel Jablonski, Marcelo D´Salete, Marco Haurélio e Lucélia Borges, cujas obras misturam diferentes técnicas, como instalações, xilogravuras, HQs e até inteligência artificial, para tratar do fenômeno migratório de maneira inovadora e provocadora.
O módulo “Diáspora Brasileira”, por exemplo, traz uma reflexão sobre os brasileiros que vivem fora do país, seus destinos e razões para migrar. A instalação Still Brazil, de Daniel Jablonski, questiona como o Brasil é representado em outras culturas e como isso influencia a percepção dos migrantes brasileiros no exterior.
Além da interatividade, a exposição se destaca pelos recursos de acessibilidade, como peças táteis, audiodescrição e tradução em Libras, garantindo que todos os públicos possam vivenciar as histórias e reflexões apresentadas. A mostra também proporciona um espaço para o diálogo contínuo sobre migração, com o Observatório MI, um espaço aberto onde visitantes e instituições podem compartilhar e atualizar informações sobre o tema.
Data de inauguração: 8 de dezembro de 2025 (evento para convidados e imprensa)
Abertura ao público: 9 de dezembro de 2025
Funcionamento:
Terça a sábado: 9h às 18h
Domingo: 10h às 18h
Bilheteira: fechamento às 17h
Entrada: R$ 16,00 | Meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos
Gratuito aos sábados e para crianças até 7 anos
Local: Museu da Imigração — Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Exposição Migrar - Histórias Compartilhadas Sobre Nós
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana - Atração fixa
Horários: Terça a sábado: 9h às 18h | Domingo: 10h às 18h
Preços: R$ 16,00 | Meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos