A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza a 16ª edição do Festival Visões Urbanas entre os dias 6 e 22 de junho.
O evento gratuito de dança contemporânea ocupa espaços como o Arquivo Histórico Municipal, a Biblioteca Mário de Andrade, o Centro Cultural São Paulo e o Centro de Referência da Dança, reunindo atrações de Brasil, Canadá, Colômbia, Portugal, Bélgica, Japão, Cuba e Espanha.
O Festival Visões Urbanas tem como objetivo promover o diálogo entre a dança contemporânea e a paisagem urbana.
A programação começa nesta sexta-feira (6), na Biblioteca Mário de Andrade, com o espetáculo “Corpo Concreto”, da Cia Base, às 16h30. Na sequência, às 17h15, a colombiana Margarita Maria Milagros e o canadense Juan Kiroga apresentam “Flapping”. O público poderá conferir ainda “Ato”, da Cia. Fragmento de Dança, às 17h30, e “Ghost”, da Marrafa Dance Company (Portugal-Bélgica), às 18h15.
No mesmo dia, o Arquivo Histórico Municipal recebe a produção cubano-espanhola “Minguantes”, da La Guajira, às 20h30, e o solo japonês “De-Tale”, com Dai Matsuoka, às 20h50.
Entre os destaques, “Ophelia [Te]ctônica & Hamlet em Necrópolis”, da Taanteatro Companhia, traz uma releitura contemporânea de Shakespeare ao Arquivo Histórico Municipal no sábado (14), às 15h. O Núcleo Improvisação em Contato apresenta “Só Se For Agora”, às 16h, e a Cia. Artesãos do Corpo encerra o dia com “Estranhos Seres Nebulosos e Ilusórios”, às 20h.
O encerramento do festival acontece no domingo (22), no Centro Cultural São Paulo, com o espetáculo “Trilhares”, da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros, às 16h. A obra convida o público a explorar os jardins do Centro Cultural em uma experiência de interação entre corpo, dança e arquitetura.
No sábado (7), o Arquivo Histórico Municipal recebe a Cia Dual (São Paulo) com “Duo Para 2 Perdidos”, às 14h30. Às 15h, é a vez da Cia Palácio das Artes (Belo Horizonte) apresentar “In(tensões)”. O público confere ainda “Ghost” às 15h40 e “Flapping” às 16h.
A agenda do Centro de Referência da Dança inclui “Fantasias Brasileiras”, do grupo Pérfida Iguana, às 16h no dia 13. A programação também conta com “Ìrìn Àjò – Corpo em Travessia”, de Lucimeire Monteiro, às 17h, seguido por “Caboclinho”, de Erico Santos, às 17h20, e “Dudu”, da Revide – Núcleo de Dança e Performance, às 17h40.
Festival Visões Urbanas
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: Horários variados
Preços: Gratuito