Hoje tem
Gratuito
Atração fixa
créditos: Obra de Samuel Caixeta - Centro de Tea Paulista
Obra transforma fachada do centro especializado em autismo em um manifesto visual pela inclusão; mural foi revelado nesta quarta-feira (4).
Quem passa pelo novo Centro TEA Paulista, em São Paulo, agora encontra mais do que um espaço de cuidado especializado: encontra arte. Nesta quarta-feira, 4 de junho, foi inaugurado oficialmente o mural criado pelo artista Samuel Caixeta, uma intervenção colorida e simbólica que ocupa a fachada e os corredores internos do centro.
A obra, intitulada “Todos Somos Peças Fundamentais”, celebra a pluralidade de pessoas e vivências que formam o espectro autista e homenageia os usuários do centro, que é referência no atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) desde a sua abertura em 2 de abril de 2025, Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
créditos: Obra de Samuel Caixeta – Centro de Tea Paulista
Foi inaugurado nesta quarta-feira (4) o mural “Todos Somos Peças Fundamentais”, do artista Samuel Caixeta, no Centro TEA Paulista, em São Paulo. A obra, criada especialmente para o espaço, traz os “narigudinhos”, personagens de traços marcantes que representam diferentes dimensões da vida: física, emocional, espiritual e intelectual.
Entre os destaques estão uma dançarina surda, um ciclista autista, uma terapeuta cadeirante e um visionário guiado por livros e balões. Um laço do autismo une todas as figuras, formando um painel sobre diversidade e pertencimento. A pintura levou 14 dias e 112 horas para ser finalizada.
O centro é voltado ao atendimento especializado de pessoas com autismo e está em funcionamento desde 2 de abril de 2025. A visita ao mural é gratuita, com classificação livre e aberta a famílias, profissionais e interessados em inclusão.
O mural ocupa áreas internas e externas do centro. Na fachada, um pincel voador sobre cores vibrantes simboliza a criatividade em movimento. Por dentro, personagens e cenas ampliam a proposta terapêutica do espaço.
Samuel Caixeta é artista plástico e fundador do Meu Ateliê, em Alphaville (SP), que oferece atividades de arteterapia e práticas inclusivas. Seus murais unem arte, saúde mental e impacto social.
O Centro TEA Paulista, inaugurado em São Paulo, é um espaço dedicado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Diferente de clínicas tradicionais, o centro oferece uma estrutura que alia cuidado, lazer e desenvolvimento.
Com piscina aquecida, quadra poliesportiva, teatro, jardim sensorial e diversas oficinas culturais e esportivas, o local busca promover a autonomia e a inclusão social dos usuários. Profissionais de diferentes áreas, como psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, atuam na elaboração de planos personalizados para cada pessoa atendida.
Além do atendimento especializado, o Centro TEA também oferece suporte aos familiares, com atividades voltadas para o cuidado e bem-estar dos cuidadores. Há ainda programas de capacitação profissional e uma unidade habitacional para que os usuários possam praticar habilidades de autocuidado e independência.
O espaço foi projetado para atender crianças a partir dos 6 anos e prevê acompanhamento por até dois anos, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento integral e a inclusão social das pessoas com autismo.
Famílias interessadas em atendimento no Centro TEA Marina Magro Beringhs Martinez devem realizar o cadastro online por meio do site oficial da Prefeitura de São Paulo. Para iniciar a triagem, é necessário preencher os dados da pessoa com TEA, anexar o laudo médico, comprovante de endereço e selecionar a data e o horário preferencial para o primeiro atendimento. A solicitação será analisada pela equipe técnica e, em até sete dias úteis, o responsável receberá a confirmação do agendamento por WhatsApp, e-mail ou telefone.
Após a triagem com a equipe multidisciplinar, será elaborado um Plano Individual de Atendimento (PIA), com atividades personalizadas para o desenvolvimento da pessoa com autismo e de sua família. O atendimento pode durar até 12 meses, com possibilidade de prorrogação para até 24 meses.
Recomendado: a partir de 6 anos
Quando: Atração fixa
Horários: das 8h às 18h
Preços: Gratuito
Onde: Centro TEA Paulista – Rua Galileo Emendabili, 99, Jardim Humaitá - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3116-7406
site: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/centro-tea-paulista/
site: [email protected]
Facilidades:
Recomendado: a partir de 6 anos
Quando: Atração fixa
Horários: das 8h às 18h
Preços: Gratuito
Onde: Centro TEA Paulista – Rua Galileo Emendabili, 99, Jardim Humaitá - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3116-7406
site: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/centro-tea-paulista/
site: [email protected]
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Hoje tem
27/09 a 26/10
06/12
25/10
25/10
08/11 a 09/11
Gratuito
01/10 a 27/10
25/10 a 26/10
Gratuito
25/10
Hoje tem
Gratuito
13/08 a 14/12
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 04/06/25. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74