Da Redação

Criado em 20/05/25

canva

Vacinação contra gripe é ampliada para toda a população em SP: veja onde se vacinar!

Compartilhe

Unidades de saúde em todo o estado aplicam o imunizante para quem tem mais de 6 meses

Se você ainda não tomou a vacina contra a gripe este ano, agora é a hora. A partir desta terça-feira (20), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado de São Paulo estão autorizadas a vacinar toda a população a partir dos seis meses de idade. A medida vale para os 645 municípios paulistas e busca ampliar a proteção contra o vírus influenza antes da chegada do inverno.

Com essa decisão, famílias inteiras podem ir até a UBS mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação, cuidar da saúde e evitar as complicações da gripe — que, apesar de comum, pode ser perigosa, principalmente para grupos mais vulneráveis.

Até o dia 15 de maio, apenas 24,41% do público-alvo havia se vacinado. A baixa adesão levou o governo a estender a campanha para todas as idades. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o Dia D de vacinação, realizado em 10 de maio, ajudou a impulsionar os números, com um crescimento de até três pontos percentuais na cobertura vacinal.

De 20 de maio em diante, as UBSs de todo o estado de SP aplicam a vacina contra a gripe para pessoas a partir dos 6 meses de idade, gratuitamente. O imunizante está disponível em todas as regiões do estado de São Paulo. A vacinação é indicada para todas as faixas etárias, especialmente crianças, gestantes e idosos, sem necessidade de agendamento.


O que esperar da vacinação contra gripe em São Paulo?

A vacina disponibilizada neste ano protege contra o vírus influenza e passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Isso significa que ela será aplicada anualmente, como parte da rotina vacinal da população brasileira.

Inicialmente voltada para os grupos prioritários — como crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com comorbidades —, a imunização foi estendida para todos em razão da baixa procura.

Segundo a SES-SP, as pessoas dos grupos prioritários devem ser especialmente cuidadosas e procurar a vacina o quanto antes, pois correm maior risco de desenvolver quadros graves da doença, como pneumonias e internações.

Além da gripe, o estado também registrou avanço em outros imunizantes do calendário básico. De 2022 a 2024, as coberturas das vacinas contra tuberculose (BCG), rotavírus e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) superaram as metas, alcançando 90,3%, 90,2% e 98,7%, respectivamente — números que mostram que vacinar funciona.

Se você tem dúvidas sobre onde se vacinar, basta procurar a UBS mais próxima ou verificar as informações no site da prefeitura da sua cidade. As estratégias de aplicação podem variar localmente.


Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 20/05/25. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74