Por Priscilla Negrão
Criado em 20/09/24
Fotos: Reprodução / Divulgação
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a plataforma São Paulo para Crianças (https://saopauloparacriancas.com.br) e o apoio de diversas associações do trade turístico, como a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), realiza, até o dia 4 de outubro, um mapeamento da percepção de famílias que frequentam destinos turísticos com crianças e também dos próprios empreendimentos ligados ao setor, no que diz respeito à oferta de facilidades e serviços para o público infantil.
O público familiar é responsável pela maior parte das compras de viagens no Estado de SP, de acordo com a Fundação Seade. “Destinos que agradam famílias oferecem também segurança. A presença das crianças traz vantagens para toda a cadeia do turismo, tornando nosso setor mais inclusivo e completo”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.
Esta é a primeira pesquisa sobre turismo infantil no Estado de SP, e deve revelar dados importantes para nortear políticas, projetos e melhorias no setor, para que as crianças e suas famílias sejam cada vez melhor recebidas.
“Ser child-friendly vai além de oferecer uma mesinha com giz ou um tapetinho de EVA. É sobre ter estrutura, segurança e uma equipe treinada, mas, acima de tudo, uma cultura de empatia e respeito às crianças como cidadãs plenas”, afirma Priscilla Negrão, editora-chefe do SP Crianças, maior plataforma dedicada ao lazer infantil e familiar no País, premiada pela ONU, SPTuris, Google e outros.
A sondagem voltada ao público (moradores de SP ou turistas de fora que visitam SP com bebês, crianças e adolescentes) vai captar a percepção dos visitantes sobre espaços público e privados de destinos turísticos paulistas.
A pesquisa é aberta ao público e pode ser respondida aqui: https://forms.gle/dixdW7XsQdixaLMVA?utm_source=blogspcriancas . Para os turistas, esta é uma ótima oportunidade de, com sua experiência e opinião, ajudar a melhorar a inclusão e o tratamento das crianças no setor turístico. Participe, compartilhe nos seus grupos e colabore para tornar esse ambiente mais acolhedor e child friendly.
Já a sondagem voltada aos empreendimentos será compartilhada com atrações turísticas, meios de hospedagem, parques de diversão, locais de entretenimento, restaurantes e áreas públicas, entre outros, para entender a infraestrutura oferecida às crianças nesses locais.
Se você tem um estabelecimento que recebe famílias com crianças, participe da pesquisa! Clique aqui: https://forms.gle/EVkDK5DL3LCVP4t89?utm_source=blogspcriancas .
Uma dica para os consumidores: uma forma de colaborar e combater o child-free no mundo turístico é os consumidores enviarem o link da pesquisa para as atrações que você frequenta ou gostaria de ir. O link para as empresas de turismo e lazer responderem é este aqui.
São Paulo se tornou um dos eixos de lazer mais qualificados do país: tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante, indo muito além dos negócios que consolidaram o Estado como um dos principais destinos de feiras e eventos corporativos do país.
O lazer se tornou a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para SP, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp.
Hoje, o Estado de São Paulo é o principal destino turístico do Brasil. De acordo com dados do PNAD, uma a cada cinco viagens no país foram feitas para São Paulo.
No ano passado, o secretário Lucena assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo para Crianças (SPPC) para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil, além de formalizar por meio de uma resolução a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de fomento ao turismo familiar no estado de SP.
O grupo conta com representantes do Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo, parceiros do setor privado e associações de agências de viagens, parques de diversões, atrações turísticas e do SP Convention & Visitors Bureau.
O SP Pra Crianças é uma ação da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) que vai promover ambientes inclusivos e acolhedores para o público infantil.
O projeto se apoia em um tripé de ações práticas. Na promoção, a proposta é criar rotas turísticas amigáveis às crianças e atividades que unam turismo e educação; na capacitação da mão-de-obra, o objetivo é tornar os destinos turísticos mais atraentes e seguros para público infantil; e, nas soluções tecnológicas, a meta é oferecer um passaporte de integração com atrativos públicos e privados, além de ofertas, combos e sugestões de restaurantes e meios de hospedagem. Saiba mais aqui.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 20/09/24. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74