Da Redação

Criado em 11/06/24

imagem ilustrativa: Canva

Dia mundial de combate ao trabalho infantil, reflexões necessárias!

Compartilhe

Na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, será celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, uma ocasião que nos convida a refletir sobre os direitos fundamentais das crianças. É um momento para reiterar a importância de uma infância segura, acesso à educação e saúde, ao brincar e crescer feliz.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC) de 2019, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes, com idades entre cinco e 17 anos, estavam em situação de trabalho infantil no Brasil, o que representa 4,6% da população nessa faixa etária, evidenciando uma realidade ainda presente em nossa sociedade.

Apesar da queda no número de crianças e adolescentes trabalhadores nos últimos anos, a redução ainda é insuficiente para cumprir a meta de erradicação do trabalho infantil até 2025, compromisso assumido pelo Brasil com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Segundo a pesquisa, a maioria dos trabalhadores infantis é composta por meninos negros, sendo que uma parcela significativa está na faixa etária de cinco a 13 anos. Além disso, mais de 45% das crianças e adolescentes trabalhadores estão envolvidos em atividades classificadas como piores formas de trabalho infantil.

As consequências do trabalho infantil são graves e impactam diversos aspectos da vida das crianças e adolescentes, desde aspectos físicos, como fadiga excessiva e problemas respiratórios, até aspectos psicológicos, como abusos físicos e emocionais, além do comprometimento da educação, com baixo rendimento escolar e abandono dos estudos.

Veja ações sugeridas para empresas e indivíduos

Empresas podem contribuir através de programas regionais para erradicar trabalho infantil e criar diretrizes para estágios seguros para adolescentes. Indivíduos também podem se comprometer, mobilizando apoio para organizações assumirem compromissos, escrevendo para tomadores de decisão, arrecadando fundos para instituições que combatem o trabalho infantil, aprendendo sobre comércio justo e compartilhando esse conhecimento para aumentar a conscientização.

Neste Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, é fundamental reafirmar o compromisso de todos os setores da sociedade em combater essa prática, garantindo às crianças e adolescentes o direito à uma infância digna e livre de exploração.


Dados referentes à PnadC de 2019 – IBGE, FNPETI (Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) e Senado Federal Brasileiro.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 11/06/24. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74