Por Viviane Porto
Criado em 26/04/24
Fotos: Iano Andrade/CNI
Estudantes brasileiros alcançaram uma conquista impressionante no cenário mundial da robótica educacional. As equipes do Sesi-SP brilharam no maior torneio de robótica do mundo, a FIRST LEGO League (FLL), conquistando os dois primeiros lugares no cobiçado Champion’s Award, além de mais quatro prêmios técnicos.
O torneio, que aconteceu em Houston, nos Estados Unidos, de 17 a 20 de abril, contou com a participação de 15 mil estudantes de 160 equipes, representando 50 países. Na FLL, estudantes entre 9 e 16 anos são desafiados a desenvolverem projetos de ciência e tecnologia para a comunidade.
A equipe vencedora, Los Atômicos, da Escola Sesi Araras, foi coroada como campeã do Champion’s Award. Seu projeto inovador de inclusão e acessibilidade, um tabuleiro de xadrez inteligente, cativou os jurados e destacou-se em todos os critérios de avaliação da FLL.
O objetivo do time era abordar um problema atual, e o desfecho foi um projeto voltado para a inclusão e acessibilidade das crianças: um tabuleiro de xadrez que pode ser controlado por comandos de voz.
O segundo lugar do Champion’s Award foi para a equipe Pardoboots, da Escola Sesi Santa Cruz do Rio Pardo, que também recebeu o prêmio de melhor técnica/mentora da modalidade.
Além dos prêmios do Champion’s Award, as equipes também se destacaram em outras categorias técnicas. A equipe Heroes, da Escola Sesi de Jundiaí, recebeu o prêmio ‘Aliança’ da FLL, oferecido aos times que se destacam nas partidas da competição de robótica, onde têm uma hora para resolver as missões de forma colaborativa entre o time.
Enquanto a equipe JacTech, do Sesi e Senai de Jacareí, conquistou o prêmio ‘Rookie All Star‘, concedido a melhor equipe estreante da competição. Já a equipe Octopus, do Sesi e Senai de Bauru, foi reconhecida com o título ‘Team Spirit Award‘, por sua performance durante a competição e pela maneira como se relacionam com outras equipes, voluntários e espectadores, criando um ambiente positivo e de colaboração.
Essas conquistas destacam o potencial dos estudantes brasileiros no cenário internacional da robótica educacional. O compromisso com a educação STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) e o incentivo à criatividade, inovação e trabalho em equipe continuam a render frutos valiosos para o futuro desses jovens talentosos.
A FIRST® (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) é uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos. Fundada em 1989, tem como objetivo incentivar o interesse de jovens e estudantes nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por meio de programas reconhecidos mundialmente.
No Brasil, a FIRST® está presente desde 2004, com a categoria Challenge para participantes de 9 a 15 anos. Atualmente, essa categoria é operada pelo SESI (Serviço Social da Indústria) – Departamento Nacional. Desde 2018, foram adicionadas as categorias Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos), gerenciadas pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.
A cada ano, a FIRST® lança um tema para todas as suas competições, e os participantes de diferentes faixas etárias enfrentam desafios relacionados a esse tema.
Créditos: Sesi/ SP e First Lego League
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 26/04/24. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74