Um dos artistas mais importantes do Brasil, Ziraldo, faleceu no último fim de semana aos 91 anos. Foi caricaturista, cartunista, chargista, colunista, cronista, desenhista, dramaturgo, escritor, humorista, jornalista e pintor.
Ele era um verdadeiro contador de histórias, dedicou sua vida a criar obras que expressavam seus valores como artista. Mostrando que a leitura é importante para todos e principalmente para as crianças. Pai do “Menino Maluquinho” e muitas outras obras como a Turma do Pererê, que iluminaram o imaginário infantil.
Ziraldo ajudou a fundar O Pasquim, ele utilizou o humor e o sarcasmo de forma inteligente para contornar a censura, expressando suas críticas de maneira criativa e desafiadora.
Ele era contra a repressão e foi até preso após o governo decretar o AI-5. Ziraldo criou personagens famosos como a Graúna, Ubaldo e os Fradins para defender a democracia.
Em 1969, Ziraldo escreveu um livro chamado “Flicts“, sobre uma cor que não pertencia a nenhum lugar. Ele revelou no final que, de perto a Lua é da cor da Flicts. Meses depois, Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, confirmou isso. Quando Armstrong veio ao Brasil em outubro, ele encontrou Ziraldo e confirmou que a Lua é realmente da cor da Flicts. Desde então, essa história tem sido parte das novas edições do livro.
Neil Armstrong, o primeiro homem na Lua confirmou a cor da Lua no livro “Flicts”, de Ziraldo
O Menino Maluquinho