Por Priscilla Negrão

Criado em 20/02/24

Créditos: Priscilla Negrão - SPPC

Cacau Show anuncia aquisição do Grupo Playcenter e confirma construção de novo parque temático, veja aqui onde vai ser!

Compartilhe

Atualização (16/10/24): Projeto do Parque Cacau Show está em análise em Itu

A Prefeitura de Itu está analisando o projeto de construção do parque temático da Cacau Show, que foi entregue no início de outubro. Se aprovado, a empresa terá um ano para iniciar as obras.

O empreendimento vai gerar mil empregos durante a construção e mais 2 mil quando o parque estiver funcionando. O parque será instalado entre os km 77 e 84,3 da Rodovia Castelo Branco, ocupando uma área de 5 milhões de metros quadrados. A expectativa é atrair 2 milhões de visitantes por ano, com mais de 100 atrações, incluindo a maior montanha-russa da América Latina.

Fonte: Prefeitura de Itu – itu.sp.gov.br.

Projeto do Parque Cacau Show

Créditos: Prefeitura de Itu


Atualização (17/04/24): O Cade deu o OK para a Cacau Show comprar o Grupo Playcenter. Se ninguém discordar em 15 dias, está tudo certo. A ideia é que a Cacau Show, conhecida por chocolates, possa expandir para novos mercados através dessa compra.


A Cacau Show, liderada pelo empresário Alexandre Costa, anunciou hoje, 20 de fevereiro, a aquisição do icônico Grupo Playcenter. A coletiva de imprensa, realizada no Playland do Shopping Eldorado, não apenas confirmou os rumores que circulavam há semanas mas também detalhou os ambiciosos planos da gigante do setor de chocolates para o setor de parques de diversões.

Em um movimento estratégico que certamente vai redefinir o cenário de entretenimento no Brasil, Ale Costa descreveu a aquisição como o marco crucial para a expansão da empresa para o segmento de turismo e lazer. Com a compra do Grupo Playcenter, a Cacau Show não só absorve décadas de experiência e conhecimento no ramo mas também se posiciona de maneira inédita no mercado de entretenimento.

A aquisição do Grupo Playcenter, uma das marcas mais icônicas e queridas do entretenimento paulistano, é um passo significativo para a Cacau Show. Fundado por Marcelo Gutglas, o grupo tem mais de 40 anos no mercado, sendo pioneiro na indústria de parques de diversões na América Latina.

Gutglas é uma figura lendária na indústria de parques de diversões na América Latina. Engenheiro eletrônico, ele foi pioneiro da indústria de parques e atrações no Brasil, responsável por introduzir conceitos inovadores de entretenimento no País. Fundou o primeiro parque de diversões moderno do Brasil, o Playcenter, mais de 25 unidades do Playland e foi um dos fundadores do Hopi Hari.

Ou seja, a Cacau Show vai contar com uma das melhores expertises do setor e toda a experiência acumulada pelo Grupo Playcenter para lançar seu primeiro parque temático.

Vale lembrar que a jornada da Cacau Show rumo ao entretenimento não começou com o Playcenter. A empresa já havia demonstrado interesse em adquirir o Beto Carrero World (que na verdade nunca esteve à venda), em parceria com a rede Madero, em 2019, e depois anunciou publicamente sua tentativa de adquirir o Hopi Hari em 2022.

Além disso, a Cacau Show adquiriu um resort em Campos do Jordão, transformando-o no Bendito Cacau Resort & SPA, marcando sua entrada no setor de entretenimento e lazer.

Como será o parque temático da Cacau Show? 

Marcando um movimento estratégico da empresa no setor de parques de diversões, a Cacau Show planeja agora expandir seu império para o entretenimento, inspirado nas gigantes do setor, como Disney e Universal.

Alê Costa não fez o anúncio oficial que todos esperavam sobre o novo parque, mas deu spoilers interessantes e deu a entender que está realmente trabalhando para realizar seu sonho: a construção de um parque temático próprio. Mas….Marcelo Gutglas, do Playcenter, acabou deixando escapar e confirmou que sim, o herdeiro de seu legado está sim planejando um novo parque de diversões de grande porte no País. Já há projetos, estudos e planos do parque em andamento.

O parque da Cacau Show, inclusive, já tem local: o terreno já foi negociado pela empresa, e o parque será construído às margens da Rodovia Castelo Branco, entre os KM 78 e 84, na cidade de Itu.

Embora a Cacau Show ainda não tenha anunciado oficialmente a localização, as movimentações legais, fiscais e políticas na prefeitura  indicam que o projeto está avançando a passos largos por lá. A escolha do local já foi oficializada em uma Sessão Extraordinária da câmara de vereadores da cidade, em 15/12/23, onde foram aprovadas leis que facilitam a construção, incluindo isenções fiscais e mudanças na legislação de uso do solo.

O que sabemos, pelo terreno e pelo o que Alê Costa já revelou em entrevistas e depoimentos até o momento, é que vai ser um parque de grande porte, em um terreno com aproximadamente 500 mil metros quadrados – para se ter ideia, o Playcenter ocupava 85 mil metros quadrados e o hopi Hari tem um terreno de 760 mil metro quadrados (que não é todo ocupado).

E o que será construído nesse terreno? A marca promete um parque de diversões com uma experiência imersiva única, focada no universo do chocolate, com atrações radicais, como montanhas russas e torres, e também atrações familiares,  para crianças menores.

A ideia é que o parque da Cacau Show, assim como vemos nos grandes parques de diversão nos Estados Unidos e Europa, tenha forte investimento em tematização. O tema do parque, conforme revelou Alê Costa na coletiva de imprensa, serão seus personagens próprios, a história do Cacau e do Chocolate, e da Cacau Show e seu fundador.

“Temos um tema muito rico. Queremos trabalhar muito com olfato, luz, som, uma experiência imersiva mesmo. Se não for assim, não faz sentido para nós. Essa memória afetiva que vamos criar no parque vai ser levada para as lojas. É uma forma de criar uma semente nas pessoas”, afirmou Alê Costa.

O personagem Willy Wonka e a estética steampunk, que esteve inclusive muito presente no mais recente filme do personagem, que mostra sua origem (contei sobre ele na matéria de cobertura da CCXP 2023), é outra referência forte que deve estar presente no parque. Inclusive, recentemente, Alê Costa fez um ensaio para a revista GQ usando figurino levemente inspirado nessa estética e no personagem que ele encarna perfeitamente na versão brasileira. Mais pistas do que está por vir!

Uma das inspirações para o parque é o Hersheypark, dos Estados Unidos – mas atenção, ao contrário do que já andaram publicando por aí, o Hersheypark é uma referência, o Parque da Cacau Show não será uma versão ou unidade do Hersheypark no Brasil.  Outras fortes referências são os parques da Disney e Universal.

Testes e ensaios para preparar tudo para o mega parque da Cacau Show

Antes mesmo da compra do Grupo Playcenter, Costa já tinha dado uma prévia de suas intenções ao inaugurar em outubro de 2023 uma montanha-russa italiana na Mega Store de Itapevi/SP. Com um investimento de 3 milhões de reais, a “Gira Chocomonstros”, uma atração familiar e radical, com assentos que viram de ponta cabeça e giratórios. foi apenas um “ensaio” para o que está por vir.

A montanha-russa e um brinquedo de fusquinhas, ambos na área externa, completaram a oferta de atrações na Mega Store de Itapevi, transformando esse espaço em um mini parque de diversões, a “Cacau Show Experience”: a loja já contava na área interna com carrossel, brinquedão, um trenzinho temático, boliche e cenários instagramáveis.

Ele também fez uma outra incursão, durante o Halloween de 2023, em parceria com o Yupie! Park, que foi todo tematizado com os personagens Chocomonstros. Esse foi mais um ensaio que ajudou inclusive a testar como seriam os meets&greets (encontros com personagens) em um futuro parque da Cacau Show.

A criançada gostou de interagir com os Chocomonstros, um bom sinal verde para a marca. Os encontros com os personagens  também seguem acontecendo na Mega Store de Itapevi.

Além disso, Alê Costa também viajou no ano passado para a Europa, para conhecer outros parques e atrações, e esteve na IAAPA 2023, maior evento do setor de parques de diversões no mundo. Será que ele comprou algumas montanhas russas por lá? A expectativa do público é grande, principalmente por brinquedos de grande porte, que são minoria no País.

Agora, com a compra do Grupo Playcenter, a Cacau Show pretende fazer novas experiêcias e incursões que ajudarão a testar, experimentar e criar as primeiras atrações para o seu futuro mega parque. Alê Costa anunciou hoje na coletiva que pretende, aos poucos, tematizar os parques da rede – as unidades do Playland e do Playcenter Family – com os personagens da marca Cacau Show, e também vai testar paradas, encontros com personagens, etc.

O que muda no Playland e no Playcenter Family com essa fusão?

Por enquanto, nada muda. A transação comercial está sujeita a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em que as estruturas do Grupo Playcenter e da Cacau Show continuam independentes até o fim das negociações. Enquanto o Cade analisa, as empresas falaram que vão conhecer e integrar os times, estudar como integrar as duas marcas e como trazer o universo de uma para a outra.

Hoje as mega estores da Cacau Show já estão incorporando conceitos de entretenimento e oferecendo opções de diversão, como a loja de Itapevi, que citamos acima. A ideia é acelerar esse processo e também levar a experiência do chocolate para os parques do Playcenter. Hoje mesmo, no Playland do Shopping Eldorado, já tinha um carrinho da marca vendendo o chocolate na entrada do parque.

“Os parques do grupo Playcenter terão mais chocolates e toda a magia e encantamento da Cacau Show. Os produtos da fábrica estarão presentes nas lojas, haverá a parada do Chocomostros e outras novidades”, contou Alê Costa, revelando que deveremos ver muitas mudanças na tematização dos parques nos próximos meses.

Uma dúvida que ficou no ar foi se a marca Playcenter será mantida. Esperamos que sim, afinal, a marca carrega uma nostalgia muito forte e marcou muitas gerações. Mas ainda não há nada definido. Alê e Marcelo ainda estão trabalhando nisso. Não há também um nome definido para o nome do novo Parque da Cacau Show em Itu.

Será que estamos falando da Disney brasileira?

“A nossa marca caminha para um grupo de experiências e entretenimento”, afirmou Alê Costa, falando sobre o futuro da empresa. Ele, que tem como referência e aspiração o maior grupo de entretenimento do mundo, a Disney , além de outros parques ao redor do mundo, pensa em um futuro com músicas autorais, produtos, personagens, brinquedos temáticos e paradas.

Com essas inspirações, o CEO tem o sonho de fazer no Brasil algo similar, uma experiência completa de imersão e entretenimento, focada, claro, no universo do chocolate.

“Agora eu sou chocolateiro e parqueiro! E músico!”, concluiu, rindo. 

O futuro parque temático da Cacau Show em Itu promete ser um destino imperdível para famílias e amantes de chocolate de todo o país.  A expertise do Grupo Playcenter, combinada com a visão inovadora de Alexandre Costa – nosso “Willy Wonka” brasileiro, promete elevar o padrão de parques temáticos no Brasil.

Recentemente pudemos ver isso acontecer com a inauguração don Animália Park, em Cotia, que elevou o nível dos zoológicos no país. Essa competição sobe a régua e pressiona todo o mercado a investir mais e oferecer atrações melhores – e isso é bom para o mercado, para as atrações e, principalmente, para o público.


Saiba mais sobre o novo Parque da Cacau Show:

  1. Quando inaugura o Playcenter Cacau Show? O Playcenter Cacau Show ainda não tem uma data de inauguração definida, já que o projeto do parque temático da Cacau Show em Itu está em análise pela Prefeitura.
  2. Qual o valor do parque da Cacau Show? O valor específico do investimento no parque da Cacau Show em Itu não foi divulgado. No entanto, o terreno já foi negociado e o projeto promete ser um dos maiores parques temáticos da América Latina, com um terreno de 5 milhões de metros quadrados, prevendo mais de 100 atrações e a maior montanha-russa da América Latina.
  3. Quando vai inaugurar o parque da Cacau Show em Itu? A previsão de inauguração do parque da Cacau Show em Itu depende da aprovação do projeto pela Prefeitura da cidade. Após a aprovação, a empresa terá um ano para iniciar as obras, que ainda não têm uma data oficial de conclusão.
  4. Onde será o novo parque da Cacau Show? O novo parque da Cacau Show será construído entre os km 77 e 84,3 da Rodovia Castelo Branco, em Itu, São Paulo, em uma área de 5 milhões de metros quadrados.

Atencão: conteúdo jornalístico. Ao usar informações ou reproduzir trechos, sempre cite a fonte SP Crianças e inclua o link desta matéria.

Galeria de fotos

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 20/02/24. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74