Por Marina Nascif

Criado em 27/12/23

Crédito: Poder 360

Alimentação gratuita para a criançada: Governo de São Paulo abre escolas estaduais para almoço durante férias de janeiro

Compartilhe

O mês de janeiro está chegando, e para os pais que buscam garantir uma alimentação saudável para seus filhos, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) preparou uma iniciativa especial. Ao todo, 3.422 escolas estaduais abrirão suas portas durante as férias para oferecer almoço aos estudantes.

A iniciativa é fundamental para garantir a segurança alimentar dos alunos nas férias, visto que a alimentação escolar é a principal (quando não a única) refeição de milhões de crianças e  adolescentes em vulnerabilidade social.

A partir do dia 2 de janeiro, as unidades de ensino que oferecem alimentação escolar de forma centralizada serão abertas, proporcionando uma opção nutritiva para os estudantes durante o recesso.

A alimentação centralizada, que abrange 152 municípios do estado, conta com contratos de cozinheiras e compras de insumos diretamente pela Secretaria da Educação. No entanto, é importante ressaltar que aproximadamente 2.000 unidades de ensino, cuja alimentação é fornecida de forma descentralizada pelas prefeituras, não serão atendidas por esta iniciativa.

Últimas notícias sobre a tarifa de transporte em São Paulo para 2024: Prefeitura informa que não haverá reajuste!

Durante o período de aulas, quase 2 milhões de estudantes são beneficiados diariamente nas 3.422 unidades com alimentação centralizada. Para o mês de janeiro, a Secretaria destaca a importância de avisar a escola com antecedência para que o almoço seja preparado conforme a demanda, evitando desperdício de alimentos.

O horário do almoço nas férias será das 11h às 13h30, e a equipe de nutricionistas da Educação de SP já está preparando sugestões de cardápio, que serão encaminhadas às diretorias de ensino e às escolas.

Os pais ou responsáveis que optarem pelo almoço oferecido pelas escolas em janeiro devem responder à pesquisa por meio da Secretaria Escolar Digital (SED) ou manifestar interesse diretamente nas unidades de ensino. Vale destacar que a alimentação será servida na escola de origem de cada estudante.

Durante o recesso de julho de 2023, mais de 160 mil refeições foram servidas nas escolas, em um projeto que inspirou a abertura das escolas nas férias escolares de janeiro.

Essa iniciativa visa garantir não apenas a alimentação, mas também o bem-estar dos estudantes durante o período de férias. Os pais podem encontrar mais informações no canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 27/12/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74