Por Luiza Fortes

Criado em 12/12/23

Créditos: Parque da Mônica

Inclusão no Parque da Mônica: Guia Sensorial aborda o impacto que cada brinquedo proporciona para os 8 sentidos

Compartilhe

O Parque da Mônica, conhecido como o maior parque coberto da América Latina, acaba de lançar o Guia Sensorial, uma iniciativa inovadora projetada para facilitar a visita de famílias e de pessoas que lidam com o transtorno do processamento sensorial, disfunção de integração sensorial, autismo, deficiência intelectual, e outras condições específicas.

Leia mais! Inclusão: atrações do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD)

Como funciona o Guia Sensorial?

O Guia Sensorial é uma ferramenta abrangente que considera oito sistemas sensoriais: tato, paladar, audição, olfato, visão, vestibular, propriocepção e interocepção. Cada uma das 17 atrações do Parque foi avaliada com notas de 0 a 10, indicando o grau de estímulo sensorial oferecido em cada um desses sistemas.

➡️ Veja aqui um exemplo prático disso:

Um destaque interessante é a “Montanha-Russa do Astronauta”, que recebeu uma nota 9 para tato devido ao contato direto com os aparatos de segurança e uma nota 8 para audição, considerando a intensidade sonora. Esses detalhes são fornecidos para oferecer uma visão precisa das sensações proporcionadas por cada atração.

Compromisso com a inclusão

O Guia Sensorial foi desenvolvido em colaboração com a Incluir Treinamentos, especializada em capacitação profissional para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inclusão de pessoas com deficiência. A terapeuta ocupacional Carolina de Carlo Meza Felisberto, com 18 anos de experiência clínica, contribuiu com sua expertise no mapeamento das atividades.

Confira também: Vila da Mônica em Gramado tem mais de 20 atrações e show especial de Natal

Iniciativas de inclusão além do Guia Sensorial

O Parque da Mônica não para por aí em suas ações inclusivas. Além dos Encontros de Inclusão, que exploram o tema do autismo por meio de palestras, recentemente inauguraram a Sala do Silêncio. Este ambiente adaptado visa reduzir os efeitos da superestimulação sensorial, proporcionando um espaço para que pessoas com TEA possam se “reorganizar”.

O Parque da Mônica também participa ativamente de iniciativas sociais, como o Dia Nacional da Alegria (DNA), promovido pelo Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat). Esta ação visa incentivar a inclusão de crianças em situação de vulnerabilidade em parques temáticos em todo o Brasil.

Além disso, o parque apoia a 13ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) neste ano, demonstrando seu compromisso em proporcionar experiências turísticas igualitárias para todos. O evento reunirá cerca de 30 parques e atrações em mais de 20 cidades de dez estados do país, promovendo a inclusão em todos os âmbitos.

O Guia já disponível, para baixá-lo clique AQUI e bom passeio!

📩Dica: Receba a agenda completinha de passeios para levar as crianças em São Paulo no seu e-mail! É grátis! Clique aqui!

Quer saber mais dicas de passeios para fazer com as crianças por São Paulo e pelo Brasil? Então fique ligado no nosso portal e acompanhe as principais novidades com descontos únicos e condições especiais!

Galeria de fotos

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 12/12/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74