Por Luiza Fortes
Criado em 30/11/23
Fotos: Reprodução / Divulgação
O Lit Match, aplicativo que tem sido uma febre entre crianças e adolescentes recentemente, vem surpreendendo pais e mães e se tornou uma polêmica nas redes sociais.
Já foram noticiados casos em que crianças estavam sendo aliciadas por adultos a mostrarem partes íntimas de seus corpos no Lit Match. A realidade é que o app para “amizades” se parece muito mais com um “Tinder” para menores de idade.
O Lit Match é um app cuja proposta é fazer novos amigos online. Com uma interface divertida e colorida, o aplicativo tem chamado bastante atenção de crianças e adolescentes que cada vez mais têm acesso independente a internet.
A proposta do app é ser “uma comunidade segura e calorosa para compartilhar seus pensamentos e sentimentos honestos. Você sempre pode encontrar pessoas legais e atenciosas no Litmatch.” , segundo o seu próprio perfil nas lojas de apps.
A maioria das crianças que buscam fazer o download, baixam o app porque grande parte dos usuários do Lit Match consomem conteúdo como Doramas, K-pop e outras manifestações culturais da Coreia e do Oriente como um todo. Como essa faixa etária também aprecia essa cultura, existe aí um match de ideias e gostos.
Ele lembra muito o formato do falecido Twitter, agora “X”. A interface é composta por uma timeline em formato de lista, em que é possível externalizar um pensamento, postar fotos e dizer o que está sentindo.
Apesar da loja de apps trazer o aviso “Não recomendado para menores de 12 anos” o aplicativo tem um design bem alegre e jovial, quase infantil.
Como qualquer rede social, é muito fácil fazer um perfil no Lit Match. Baixamos o aplicativo para conferir o que se passa nele e vamos te mostrar o que acontece por detrás das suas cores alegres.
Leia Mais: Tinder para mães? Confira apps gratuitos para fazer amizades e compartilhar dicas sobre maternidade!
O app está disponível para Android e IOS. Depois de baixar o aplicativo (o que é extremamente rápido) é muito simples fazer um perfil nele. Você escolhe um nome, uma idade, preenche algumas informações sobre sua personalidade e já está online.
O app não é recomendado para menores de 12 anos, contudo não há uma fiscalização sobre isso. Alguns apps, por exemplo, pedem uma foto do RG comprovando os dados inseridos nele (você já deve ter visto isso no app do seu banco), mas esse não é o caso.
Logo após a inscrição, o que nos espantou foi a velocidade com que fomos colocados em uma conversa com um desconhecido. O app faz um breve cruzamento de dados (e veja como até as fotos escolhidas para os perfis são infantis…) e sugere para você alguém teoricamente “parecido” e abre automaticamente o diálogo.
Ao escolher sair do chat, a nossa redação foi surpreendida com o conteúdo da timeline, postagens de cunho sexual são extremamente comuns. Troca de contatos, fotos sugestivas, pedidos, pensamentos e desejos são externalizados por perfis que como dissemos anteriormente, não há nenhuma garantia de que são realmente adolescentes.
Leia Mais: Aprender brincando! 10 aplicativos gratuitos para ajudar as crianças com a matemática
Muitas crianças que entram inocentemente nesse app na tentativa de fazer amigos online, acabam sendo abordadas por pessoas mal intencionadas que não só pedem fotos, vídeos, mas também enviam.
Infelizmente, o canal de comunicação tem sido meio para vários criminosos que veem ali uma oportunidade de fazer mais uma vítima.
A empresa já foi notificada sobre os casos criminosos que tem acontecido, mas até o momento da publicação desta matéria, não apresentou posicionamento sobre isso. Tudo que o suporte da empresa tem feito é responder de maneira automática as queixas que surgem nas avaliações nas lojas de aplicativos.
Sendo assim, não há perspectiva de mudança desse quadro no aplicativo, muito menos punição dos envolvidos! Por isso, recomendamos que você, pai, mãe, familiar ou até mesmo educador, fique muito atento se as crianças da sua casa/família tem o app baixado no celular e, caso sim, que conversas elas já tiveram por lá.
Já foram noticiados casos em que crianças estavam sendo aliciadas por adultos a mostrarem partes íntimas de seus corpos no Lit Match. A realidade é que o app para “amizades” se parece muito mais com um “Tinder” para menores de idade. Por isso fique de olho, converse com as crianças e supervisione a atividade online delas.
Se você encontrar qualquer conversa em que foram solicitadas fotos/vídeos do seu filho/a, ou que foram enviadas a ele, reúna o máximo de informações (como por exemplo prints) que você puder e se dirija a delegacia mais próxima de você.
Nela, você irá registrar um Boletim de Ocorrência e a partir daí o órgão competente fará uma investigação sobre o caso. Não deixe de denunciar, a sua queixa pode ajudar a defender outras crianças.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 30/11/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74