A criação dos filhos é uma tarefa que demanda tempo, cuidado, paciência e bastante diálogo. É importante que as crianças cresçam em um ambiente saudável e cheio de amor.
Infelizmente, por vezes algumas relações entre pais e filhos acabam sendo distantes das ideais. Por isso, é fundamental buscar ajuda de um especialista na área comportamental. Confira a seguir algumas dicas do psicólogo Filipe Colombini, da Equipe AT.
Segundo o psicólogo Filipe Colombini, a dinâmica familiar tem papel fundamental no desenvolvimento e formação dos indivíduos, com o comportamento dos pais refletindo nos filhos.
Para Filipe, isso só é possível através dos pais terem algumas habilidades comportamentais bem desenvolvidas, como empatia, inteligência emocional, negociação, comunicação, escuta ativa, respeito ao próximo e às diferenças, além do pensamento crítico, entre outras.
Entre esse conjunto de competências, conforme o especialista, uma das mais importantes é a inteligência emocional, que envolve a auto regulação das emoções, afinal, criar um filho pode ser uma tarefa difícil e, muitas vezes, frustrante.
O especialista ressalta a importância de que os pais devem compreender que crianças não têm capacidade de lidar com sentimentos como os adultos, pois ainda estão se desenvolvendo tanto emocionalmente como cognitivamente.
Os psicólogos especializados em orientação parental podem analisar os padrões de comportamento de uma família, oferecer técnicas e o treinamento necessário para que os adultos tenham maior domínio sobre habilidades educacionais e emocionais, segundo Filipe.