Por Victor Boscato
Criado em 26/10/23
Foto: Freepik
Mulheres são criadas para estarem sempre cuidando dos outros e quando se tornam mães, o tempo sozinhas se torna cada vez mais escasso. Você já parou para pensar no quanto elas sentem falta de um tempinho para si mesmas depois que os filhos chegam? Uma pesquisa recente feita pelo Instituto Market Analysis nos deu algumas respostas bastante ilustrativas sobre o tema.
Leia mais: Amamentação sem gravidez: o que você precisa saber sobre o procedimento de lactação
O estudo entrevistou mais de mil pessoas em diversas cidades e descobriu que quando homens e mulheres são solteiros e sem filhos, o tempo livre é praticamente igual para ambos, com 61% das mulheres e 64% dos homens aproveitando esses intervalos. No entanto, quando um ou mais filhos entram em cena, a coisa muda. Apenas 40% das mães conseguem encontrar algum tempo para si, enquanto 55% dos pais ainda tem seus momentos de lazer.
Quando as mães conseguem aproveitar um tempinho para si, muitas optam por atividades solitárias em vez de sair com amigos. Por exemplo, antes dos filhos, 20% das mulheres costumavam encontrar amigos. Depois, esse número cai para apenas 9%. A opção de assistir TV também se torna muito mais popular, subindo de 29% para 48% após a chegada dos pequenos.
Isso acontece pois muitas vezes o tempo para si mesma não chega a ser planejado, principalmente quando as crianças são pequenas. Algumas aproveitam os momentos em que os filhos dormem no carro para desfrutar de um momento de silêncio, enquanto outras acordam mais cedo ou aproveitam os intervalos no trabalho para fazer algo só para elas.
Leia mais: 10 filmes e séries para os pais refletirem sobre a maternidade
Uma coisa que muitas mães destacam é o apoio da família, principalmente dos parceiros. Ter alguém para dividir o cuidado com as crianças é fundamental para que as mães tenham um tempo para cuidar de si mesmas.
Isso vai se refletir diretamente na recuperação de sua autonomia e a autoestima. É importante que a mulher tenha em mente que ela continua sendo um ser humano independentemente de sua criança e precisa cuidar adequadamente de si até para poder proporcionar suporte para as vidas de quem ela cuida (lembrando que o parceiro não é uma delas, já que ele também precisa de autonomia para se cuidar sozinho e dividir os cuidados dos filhos com a esposa).
De todo modo, a pesquisa mostra como ainda encontrar o equilíbrio entre ser mãe e ter um tempo para si mesma é um desafio que muitas mulheres enfrentam. Falar sobre esse tema, bem como cobrar a participação ativa dos parceiros e o reconhecimento da importância desse tempo pessoal são passos importantes nessa jornada.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 26/10/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74