Divulgação Canva

Saúde: saiba mais sobre a vacina para a meningite B e como garantir a proteção completa

Cuidar da saúde e do bem-estar das crianças são prioridades incontestáveis para todas as famílias. Um ponto que pode agravar ainda mais essa preocupação é a de que algumas vacinas não são cobertas pelo SUS. Uma delas é a vacina para proteger contra a meningite B.

A vacina meningocócica B, é uma ferramenta poderosa de defesa contra a doença meningocócica invasiva, uma condição alarmante causada pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo B. Esta doença pode provocar uma inflamação grave das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, o que é conhecido como meningite. Embora a meningite possa afetar todas as faixas etárias, as crianças menores de 05 anos enfrentam um risco maior de adoecimento.

Adolescentes e adultos jovens também não estão imunes a essa ameaça. Situações de surtos podem aumentar o risco de adoecimento nesses grupos. Portanto, a proteção contra a meningite B não deve ser considerada exclusiva para os mais jovens. É indicada para bebês acima de 2 meses a indivíduos de até 50 anos de idade.

Projeto de Lei 1286/23

Está em tramitação um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, que visa incorporar a vacina contra a meningite causada pela bactéria meningocócica do tipo B no Programa Nacional de Imunizações (PNI). O PL de número 1286/23, atualmente em análise, propõe que o Ministério da Saúde determine o público-alvo, estratégias de vacinação e recursos necessários para implementar a medida.

O projeto tramita em regime de caráter conclusivo e passará pela análise das comissões de Saúde, Finanças e Tributação, além de Constituição e Justiça e de Cidadania.

As discussões em torno do PL 1286/23 refletem uma busca contínua por melhorias na saúde pública. A possibilidade de inclusão da vacina contra a meningite tipo B no Programa Nacional de Imunizações pode representar um avanço significativo na prevenção de uma doença que tem impactado a vida de muitas famílias.

Vacina meningocócica B no sistema privado

Existem várias opções particulares para este tipo de imunização, uma delas é o Laboratório ISA. O valor desta vacina é de R$ 650,00 (valor por dose), e é administrada por via intramuscular e no mesmo dia da vacinação contra a Meningite ACWY, segundo recomendação médica.

Descontos para leitores do São Paulo para Crianças!

Leitores do São Paulo para Crianças já garantem 15% de desconto (não cumulativo), por meio do cupom SPCRIANCAS15, tanto no valor individual como nos pacotes e ainda para todas as opções de serviços do Laboratório ISA.

Tire aqui suas dúvidas sobre o Laboratório Isa

  1. Quais convênios a Isa atende? O Laboratório ISA, também atende alguns convênios, são eles: Allianz, Amafresp, Ameplan, Amil, Bem.Care, Bio Saúde, Bio vida Saúde, Bradesco, CAASP, CABESP, Care Plus, Cassi, Central National Unimed, Doctor Prime, Economus, Gama Saúde, Mediservice, New Saúde Leader, NIPOMED, Notredame Intermédica, OMINT, Pessoal Saúde, Plena Saúde, Porto Seguro, Prevent Senior, SAMI, Santa Casa de Mauá, São Cristóvão, Sulamérica, Total Med Care, Transmontano, UNIHOSP.
  2. Como agendar o atendimento na Isa? 
    1. Acesse o portal de agendamento;
    2. Solicite sua coleta informando se tem um plano de saúde, ou se seu atendimento será particular,
    3. Escolha a melhor data e horário,
    4. Agora é só esperar que a ISA vai até você, onde você estiver!

Obs: se sua solicitação for via convênio médico, é importante ter pedido médico carimbado e assinado em mãos.

Com informações da Câmara dos Deputados, SBIM, Ministério da Saúde e ISA Laboratórios.

Criado em 16/08/23
Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74