Fotos: Reprodução / Divulgação
Hoje, celebramos o Dia do Estudante, uma data que nos lembra da importância da educação e do hábito da leitura na formação das mentes infantis e jovens.
A literatura desempenha um papel crucial na formação de adultos críticos e conscientes, permitindo que explorem suas próprias experiências, assim como questões sociais e culturais. É um refúgio para a imaginação e uma lente pela qual se pode entender o mundo.
Para marcar essa ocasião especial, apresentamos alguns livros para crianças e para adolescentes. Boa leitura!
Leia mais: Grátis: Sesc Interlagos tem espaço para leitura, brincadeiras e quadras de esportes para as crianças
Uma cartilha moderna em que cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. A letra s, por exemplo, é assim: "O sapo saltou na sopa/ de um sujeito que, sem mais papo, / deu-lhe um sopapo e gritou: - Opa!/ Não tomo sopa de sapo!". As ilustrações seguem de perto o texto. As letras maiúsculas facilitam a leitura. Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.Prêmio Jabuti 1993 de Melhor Produção Editorial Infantil ou JuvenilTítulo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1992, categoria poesia
1
Um livro lúdico para ensinar os pequenos a contar
Vamos aprender a contar de 1 a 10? Este doce livro explora os numerais, enquanto nos mostra o que diferentes animais estão fazendo. As ilustrações, cheias de cor e detalhes, são um convite para os pequenos explorarem, sorrirem e aprenderem a contar, guiados por textos com rima e ritmo.
Um livro para enumerar, cantar, conhecer os animais e brincar com a imaginação, até mesmo na hora de dormir.
2
Um convite para as crianças usarem a imaginação e explorarem o mundo
Avni adora ser astronauta em sua estação espacial e está sempre arrumando seu foguete para decolar ao encontro de planetas e estrelas universo afora. Mas explorar o espaço parece ser muito trabalho para apenas um astronauta. É hora de uma nova missão: encontrar um assistente.
Em busca da parceria perfeita, Avni cruza as galáxias distantes de sua vizinhança. Afinal, viajar pelo espaço é muito bom, mas com companhia é melhor ainda! Será que Avni irá encontrar a dupla ideal para suas aventuras?
Com personagens sem gênero definido, Astronauta só é uma linda história sobre amizade, imaginação e criatividade. Um livro que ensina crianças a partir de seis anos conceitos de trabalho em equipe, adaptabilidade e resiliência.
3
“Que vai ser quando crescer? vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? (...)” A infância, assim como a memória, o amor e a família, sempre fez parte dos versos de Carlos Drummond de Andrade. Sensíveis, engraçados e irônicos, os poemas reunidos neste livro - selecionados com cuidado e ilustrados com delicadeza por Angela-Lago - mostram as diferentes faces do grande autor mineiro. São versos em que Drummond relembra seus tempos de menino, fala do cotidiano, sai em busca do amor e procura entender o vasto mundo à sua volta. Tudo com a sensibilidade e o encantamento de uma voz que há diversas gerações cativa leitores de todas as idades.
4
Você sabe quais são as partes do corpo?
O que acontece quando eu aperto o seu nariz? FOOOOM!
Que legal, parece uma buzina!
Em Nariz, dedos e barriguinha, diversas famílias brincam enquanto ensinam às crianças sobre as muitas partes do corpo. Em um livro bem colorido e cheio de afeto, os pequenos vão se divertir enquanto se descobrem.
5
Aline repetiu o ano por ficar na internet até tarde. Agora precisa se dedicar mais aos estudos. Mas conhece um garoto pela internet que desperta nela o interesse por poesia. Só que a mãe da garota está preocupada com esse namoro virtual.
6
Um adolescente de classe média vai morar com o pai desempregado e acaba descobrindo uma realidade bem diferente: a periferia, a violência, o tráfico e o preconceito.
7
Rodrigo, o protagonista desta história, acorda um dia transformado em um rato. Inspirado por A Metamorfose, de Franz Kafka, o livro explora como a adolescência nos transforma, muitas vezes nos levando a nos esforçar para ser compreendidos por aqueles que já não nos reconhecem.
8
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74