Divulgação: Canva
Os avós desempenham um papel especial na vida de muitas crianças, trazendo consigo sabedoria, amor e uma conexão única com o passado. Para celebrar esse vínculo precioso, selecionamos uma lista de livros infantis que abordam com carinho e ternura a relação entre netos e avós.
As histórias desses livros não só proporcionam momentos de leitura divertidos em família, mas também ensinam lições valiosas sobre o valor da família e do amor. Confira nossas indicações e mergulhe nesse universo de afeto e cumplicidade entre gerações!
Com uma narrativa bem-humorada e envolvente, os poemas deste livro convidam o pequeno leitor para conhecer personagens inusitados que transitam pela casa do avô. O jardineiro português, o cão Dengoso, o tio biruta Nená, a fada feiticeira – que é a cozinheira Geralda – e muitas outras. Tudo isso acompanhado de ilustrações feitas pelo próprio autor em tons suaves e traços simples.
1
Seu Tatá é um professor aposentado de história natural, considerado doido pelos vizinhos: é um velhinho tão distraído, que anda com um ninho de passarinhos no chapéu. Para seus netos, entretanto, ele é a pessoa mais incrível do mundo. Quando visitam o avô, aproveitam para fazer tudo o que querem em sua companhia.
2
Fernando fica revoltado quando descobre que o avô vai morar na mesma casa que ele, com sua família. Pior ainda: vai dividir o quarto com ele! Porém, esse incômodo aos poucos vai deixando de existir, quando os dois começam a se aproximar. Conforme os dias passam, o avô vai conquistando o neto e, juntos, passam a gravar as memórias do idoso, registrando suas impressões sobre a vida.
3
Júlio não tem pai, mas encontra no avô um companheiro para dividir os diversos momentos da vida: os jogos de futebol, a ajuda na lição de casa e a hora de contar histórias. Por esse motivo, o menino chama o avô de pai – afinal, avôs são pais duas vezes. Um livro emocionante, que mostra que o amor define as relações verdadeiras, não importa o nome que damos a elas.
4
O conto As mais belas coisas do mundo de Valter Hugo Mãe, em edição especial ricamente ilustrada.
Como em uma reunião de recortes de sua vida, um neto reconstitui as memórias que guarda do avô, seus ensinamentos e a maneira como ele provocava sua curiosidade na investigação dos sentimentos das pessoas, como um detetive de interiores. Esse é um pequeno conto de Valter Hugo Mãe que, a partir da perspectiva infantil, examina o que seriam as mais belas coisas do mundo. Com ilustrações de Nino Cais, projeto gráfico e acabamento especial, este livro contém ainda uma nota do autor, em que conta um pouco da sua relação com seu avô.
5
Um conto sobre os laços de afeto entre avós pela perspectiva do neto, escrito com a sensibilidade rara de Valter Hugo Mãe
Um avô que vê o mundo com poucas cores, como se habitasse sempre a noite, e uma avó com um eletrodoméstico junto ao coração, e que fazia do amor um exercício lúcido e diário. Os avós vistos sob a perspectiva do neto.
Nas páginas de Serei sempre o teu abrigo, Valter Hugo Mãe nos mostra a sabedoria e a coragem que há no sentimento, e essas palavras são acompanhadas das ilustrações do próprio autor, coloridas sobre fundo escuro, fauna e flora de um ambiente pouco investigado, como é o território dos afetos.
6
O amor de um filho por uma mãe: quando o papel de cuidar se inverte
Com seu inconfundível estilo literário, o renomado escritor português Valter Hugo Mãe fala sobre o delicado momento em que os filhos se tornam pais de seus pais. O autor narra detalhes da sua rotina e demonstra todo o amor e gratidão que sente pela mãe, refletindo sobre a fragilidade e a simplicidade da vida. A minha mãe é a minha filha conta com as belas ilustrações da artista plástica Evelina Oliveira.
7
Uma bem-humorada história sobre avó e neto que ensina cidadania às crianças
Luís e sua avó saem para passear todos os dias. Em um desses passeios, ele começa a questionar quantos cachorros existem no bairro em que mora, e, inspirado por sua avó, escreve para a prefeitura para saber se há um controle sobre os bichinhos. Quando recebe uma resposta negativa, Luís coloca seus sapatos mais confortáveis e decide sair, ele mesmo, perguntando de porta em porta. Luís espera que suas ações encorajem crianças como ele a não só conhecer todos os cachorros do seu bairro, mas também a entender a importância de serem bons cidadãos e de passear todos os dias.
8
A partir dos quatro anos, as crianças começam a ter diferentes percepções do mundo. Essa é a idade que muitas delas iniciam a vida escolar e se tornam mais independentes, por exemplo. Acompanhe as aventuras mais engraçadas de Timóteo. Conheça a casa de seus avós, acompanhe-o no primeiro dia de aula, compartilhe suas emoções e ajude-o a dormir. Com cenários coloridos e divertidos, a coleção Timóteo fala sobre emoções, dia a dia na escola e outros contextos presentes na rotina dos pequenos. São quatro livros em que Timóteo e seus amigos apresentarão histórias para as crianças, que contam com um jogo para recortar nas partes internos de cada título. Timóteo na casa do vovô e da vovó Na casa do vovô e da vovó, tudo é mais gostoso e divertido! Nesta obra, o pequeno Timóteo conta as aventuras dele e de seus amigos na casa dos avós.
9
UM PRESENTE PARA DAR E RECEBER DE VOLTA. UMA OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR RECORDAÇÕES.
Atendendo aos pedidos dos leitores, agora com as letras maiores e mais fácil e agradável leitura.
Elma van Vliet já vendeu mais de 4 milhões de livros no mundo.
"O meu sonho é que todas as avós possam completar este livro um dia, deixando para seus netos algo de valor inestimável. Para que parte delas permaneça para sempre." – Com muito amor, Elma van Vliet
Depois de escrever um livro de perguntas voltado para as mães, Elma van Vliet percebeu que as pessoas também tinham vontade de saber mais sobre as experiências, as memórias e os sonhos de suas avós.
Assim nasceu Vó, me conta a sua história?, um presente muito especial que dará à sua avó a chance de dividir sua sabedoria e reviver alguns dos momentos mais inesquecíveis de sua vida.
Ao recebê-lo de volta preenchido, você vai fazer uma incrível viagem no tempo e descobrir histórias emocionantes, curiosas e surpreendentes sobre o passado de sua família.
Com espaço para escrever, colar fotografias e incluir o que mais desejar, este livro é um presente valioso. Afinal, os verdadeiros tesouros de família são as lembranças que compartilhamos com as pessoas que amamos.
10
Tem avó que a gente conhece, tem avó que a gente não chega a conhecer. Tem avó de sangue, tem avó por adoção. De um jeito ou de outro, nossas avós estão sempre com a gente: é delas que vem nosso jeito especial ou aquele ditado que ninguém da família esquece. Neste livro, a autora e a ilustradora fazem uma divertida e poética homenagem a todos os tipos de avós!
11
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74