Por Priscilla Negrão
Criado em 10/07/23
queda do perfil da Roda Rico no Instagram
Aqui é a Priscilla Negrão, editora do São Paulo para Crianças. Hoje, quero compartilhar com vocês uma situação que me surpreendeu e me deixou bastante preocupada. Fui marcar a Roda Gigante de SP, a Roda Rico, em um story e descobri que o perfil oficial da atração no Instagram foi suspenso. Isso mesmo, o @rodarico, o perfil oficial de uma das maiores atrações turísticas de São Paulo simplesmente desapareceu da plataforma, em pleno mês de Julho, de férias escolares.
A atração ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Torcemos para que eles consigam resolver rapidamente, afinal, é complicado perder um canal de marketing importante em plenas férias de julho.
A gente sabe bem como é. Nosso perfil essa semana toda hora fica bloqueado para comentários. Não conseguimos responder os leitores. O Instagram acha que estamos recebendo mais comentários que o normal. Mas é claro: estamos nas férias de julho, como fazer a Meta entender isso? Apenas o mês mais aguardado do ano por nós, que somos especializados em turismo familiar, e por nossos leitores. E exatamente nesse mês, não podemos falar com nossos leitores e responder as dúvidas deles.
Não é a primeira vez que isso acontece. Lembram quando o perfil do Palavra Cantada caiu? Nós ajudamos compartilhando o caso nas redes do São Paulo para Crianças, pressionando para que o Instagram atendesse o caso e retornasse o perfil do grupo.
E o caso do Mundo Pixar? Muitos perfis aproveitaram o sucesso do evento para aplicar golpes e vender ingressos falsos. Tentamos ajudar em todos os casos que chegaram até nós, acionamos o Instagram, mas não tivemos retorno.
As contas falsas seguem no ar e o Instagram não faz nada para coibir. E nem a polícia. A internet parece ser terra de ninguém. Saiba mais sobre o caso do Mundo Pixar aqui.
O que me intriga é que, enquanto perfis oficiais são derrubados sem motivo aparente, perfis falsos proliferam na plataforma. Uma rápida pesquisa revela inúmeros perfis falsos que o Instagram não derruba e que enganam o consumidor.
Alguns chegam ao ponto de vender ingressos falsos e aplicar golpes com falsos cupons de desconto, roubando cadastros e vendendo ingressos que não existem, como aconteceu muito na exposição Mundo Pixar.
Entramos em contato com o Instagram e sua assessoria de imprensa, buscando entender o motivo da suspensão e quando o perfil da Roda Rico poderia retornar.
Enquanto aguardamos uma resposta, não podemos deixar de questionar: por que o Instagram derruba perfis oficiais e mantém os perfis falsos? Por que permite práticas ilegais, como a venda de rifas de carros e apartamentos, uma prática ilegal no Brasil?
No YouTube, a Polícia Federal realiza operações para coibir esse tipo de crime, mas no Instagram, essas práticas ilegais parecem correr soltas, com perfis fakes de atrações oficiais vendendo cupons e ingressos, dando golpes em consumidores, e perfis fakes de restaurantes – o Chalezinho e o Magia e Bruxaria são alguns exemplos de atrações que há anos pedem ajuda ao Instagram e Facebook para coibir o ação de criminosos, sem ter retorno e suporte das redes.
Sem contar os perfis com milhões de seguidores que usam até famosos para fazer propaganda de joguinhos de enriquecimento fácil e de rifas (que são ilícitas no Brasil, só é permitida para ONGs e obras sociais), sem nenhuma ação policial ou responsabilização dos donos do Instagram ou dos donos dos perfis que realizam essas ações.
As redes sociais são um campo muito fértil para crimes, e que parece ser só uma rifa, por exemplo, ou um perfil fake de um parque, pode esconder operações de lavagem de dinheiro. Então quando você, pessoa física, segue um perfil que faz esse tipo de coisa, pode estar colaborando com criminosos, já pensou nisso? O assunto é sério, clique aqui para ter ideia do quanto.
A Polícia Federal apertou o cerco no Youtube e prendeu um dos mais famosos Influencers que fazia rifa de carros por lá. Muitos deles migraram para o Instagram, onde a Meta (dona do Instagram e Facebook) tem deixado o crime acontecer livremente. Para se ter ideia, os perfis no Instagram rifam não apenas carros, mas dinheiro (pix) e até apartamentos inteiros, com carro na garagem.
Hoje há duas operações da Polícia Federal em cima das rifas na internet. Goiano Felype promovia rifas de carros no Instagram, assim como os influencers Klebim e Big Jhow – os três foram presos na operação Huracán.
Infelizmente, a Roda Rico não é a única atração que enfrenta esse problema, e não será a última. Muitos perfis legítimos são suspensos sem explicação, enquanto perfis falsos proliferam, enganando consumidores e até vendendo ingressos falsos e aplicando golpes com falsos cupons de desconto.
Isso traz uma reflexão importante sobre a segurança e a confiabilidade das redes sociais. E principalmente sobre o papel delas em nossas estratégias de comunicação. Fica claro que a Meta tem uma régua e regras para alguns perfis, e uma regra para outros, como já vazou algumas vezes.
Nós, reles mortais, precisamos seguir regras e sempre estamos sujeitos a perder as contas e canais arduamente construídos com nosso conteúdo – aqui no SP Crianças, todo orgânico, sem a ajuda de nenhuma rifa!.
Por isso, como profissional de comunicação, sempre ensino em minhas palestras, aulas e consultorias:
“Rede social é terreno alugado. O portal, o site, é o seu lar na internet. Cuide bem dele”.
Vamos continuar acompanhando a situação da Roda Rico e outros perfis que enfrentam problemas semelhantes. Esperamos que o Instagram tome as medidas necessárias para garantir a segurança e a justiça em sua plataforma.
Enquanto isso, lembrem-se sempre de verificar a autenticidade dos perfis e sites antes de fazer qualquer compra. A segurança de nossas famílias e a confiabilidade de nossas informações devem sempre ser nossa prioridade.
Até a próxima,
Priscilla Negrão.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 10/07/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74