Foto: Freepik
A maternidade nem sempre é como é romantizada, muitas vezes começa de forma turbulenta e cheia de dúvidas. Nesses momentos, é importante conhecer experiências de outras mães para se sentir acolhida e compreender que não está sozinha.
Diante disso, a influenciadora Andreza Rufino compartilhou algumas indicações de livros que a acompanharam desde o nascimento de suas gêmeas Clara e Laura. Confira a seguir todas as opções!
Com respostas tranquilizadoras aos futuros pais, O que esperar quando você está esperando é um guia completo para a gravidez, desde a fase do planejamento até o pós-parto.
1
Este livro verbaliza que a maternidade, tão desejada, celebrada e na qual Tayná mergulhou de forma tão intensa é no fundo o principal grilhão que aprisiona as mulheres. É o resultado de anos de reflexões para escancarar o quanto a culpa, alimentada pelo mito do amor materno, é o elemento que sustenta toda desigualdade de gênero que se tenta combater seja nas ruas ou no mercado de trabalho.
2
Como o nome já diz, esse é um livro que vai te tirar da sua bolha. Confesso que, quando li, ele me fez enxergar situações de outra forma e até arrisco dizer que esse é um dos objetivos deste livro. É uma leitura leve, rápida, cheia de reflexões e com bastante sensibilidade.
3
Em "Vem cá me dar um abraço", Monica Romeiro, dona do maior canal do Youtube sobre maternidade no Brasil, o 'Almanaque dos pais', fala com suas leitoras da mesma forma doce em que conversa com suas seguidoras através de suas redes sociais, sobre as maiores delícias (e dores) da maternidade para quem exerce o papel de "mãe" e sobre o acolhimento materno, seu maior propósito. Compartilhando de suas vivências e histórias, Monica leva o leitor a repensar a maternidade com um olhar humanizado, mostrando que não existe manual para uma vida perfeita. Com doçura e sabedoria, esta obra toca e abraça o humano que há em nós.
4
Durante o parto de seu filho, Olivia, então com 22 anos, percebeu que havia algo diferente. Até ali, havia enfrentado os anseios naturais de qualquer mãe de primeira viagem, mas não estava preparada para a mudança radical em seus planos — e em sua vida.
Assim começa a história de João, que nasceu com a rara síndrome de Apert. Menino valente, saiu da maternidade diretamente para o centro cirúrgico, começando ali uma longa caminhada repleta de incertezas, obstáculos, mas também de muitas vitórias.
5
Em seu primeiro livro, Thaiz Leão, a Mãe Solo, desconstrói em tirinhas de humor a família perfeita dos comerciais de tevê. Iniciado de forma despretensiosa, como uma série de pequenos desabafos, este livro publicado por meio de crowdfunding consolidou o trabalho da autora como um projeto de empoderamento, autoestima, desconstrução e desromantização da maternidade. Atualmente o Mãe Solo é acompanhado por mais de 62 mil pessoas. Junte-se a elas!
6
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74