O Dia das Mães está chegando e, para celebrar o momento, neste domingo, todos os museus do Governo do Estado de São Paulo estão com entrada gratuita para as mães e um filho, mediante apresentação de documento que comprove grau de parentesco.
Alguns museus, Fábricas de Cultura e outras instituições públicas estão com atividades especiais para as mamães visitantes. Dá uma olhada na lista:
No dia 13 de maio, sábado, das 11h às 16h, haverá um espaço para que as mães possam se cuidar, com serviços de massagem e manicure, além de troca de informações com empresárias que trabalham neste ramo. Durante o período, a criançada poderá se divertir no jardim em um ambiente lúdico.
Ainda na mesma data, às 15h, uma roda de conversa denominada Papo Reto acontecerá com participação de Tinna Rios, comunicóloga e influenciadora digital, que abordará pontos de vista sobre o processo de abolição da escravidão.
Já no dia 14 de maio, domingo, às 14h, a história “De Passinho em Passinho” será contada pelos educadores do Museu tanto em libras quanto em português. Ela propõe um aprendizado de danças distintas e ritmos através de práticas lúdicas, em uma trajetória pelos espaços do local. O foco será nas crianças, porém haverá diálogo com todas as idades.
A exposição “Mães – no Imaginário da Arte”, com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, será inaugurada em 13 de maio, sábado, com foco na iconografia e nos sentidos da figura materna.
Na mostra, estarão presentes obras dos artistas Maurino Araújo e Lidia Lisbôa, com pinturas, esculturas, gravuras, murais e desenhos.
Localizado em Ribeirão Preto, o local realiza um encontro de artistas do município e região e de grupos de artesanatos da comunidade durante todo o segundo domingo de cada mês. Os visitantes podem ver, por exemplo, um artista pintando ou esculpindo.
O encontro ocorrerá no dia 14 de maio, domingo, das 10h às 16h, e terá a presença da cantora Maria Fernanda, de 8 anos, que se apresentará e tocará violão, em uma homenagem ao Dia das Mães.
O Museu está com a exposição “Tina Turner: uma Viagem para o Futuro”, dedicada à cantora de rock que fez sucesso entre os anos 1960 e 1990. A mostra estará em cartaz até o dia 09 de julho.
Em ano de Copa do Mundo Feminina, o local é palco da exposição “Rainhas de Copas”, com foco na história do desenvolvimento do futebol feminino no Brasil. A mostra ficará disponível até o dia 27 de agosto.
No domingo, dia 14 de maio, o Museu da Língua Portuguesa oferecerá entrada gratuita para todas as mães. Além disso, todos serão contemplados também com acesso livre durante os fins de semana de maio, até o dia 28.
Para celebrar a data, as Fábricas de Cultura realizam o Festival gratuito “Música com M de Mãe”, com ritmos desde o ijexá ao rap e o samba. As artistas convidadas para as apresentações são Ana Cacimba, Susi Nascimento e Drika Ferreira. Confira as datas e os horários:
Além disso, no dia 11 de maio, às 14h, a Fábrica de Cultura Iguape recebe um bate-papo gratuito sobre as maneiras como diferentes mães se relacionam com as artes e a música.
Farão parte da conversa Gladys Bastyi, ativista das causas sociais e organizadora da Parada LGBTI+ em Iguape, Daniela Sanches, cantora, e Varyju Poty, educadora e presidente do conselho local de saúde indígena. A cantora e intérprete de samba Carolina Soares ficará encarregada da mediação.
Em ambos os locais, no dia 14 de maio, domingo, das 11h às 11h45, haverá a experiência, intitulada “Lê no Ninho”, que promoverá a interação com a leitura na primeira infância, com contação de histórias, brinquedos e músicas. A ação é voltada para bebês e crianças de 6 meses a 4 anos, pais e/ou cuidadores.
Além disso, no mesmo dia, das 16h às 16h45, será realizada a “Hora do Conto”, com o livro “A princesa e a costureira”, escrito por Janaína Lesão e Júnior Caramez. Na Biblioteca de São Paulo, a ação contará com interpretações em libras e português.
Durante o dia das Mães, uma programação com exibição gratuita de filmes será realizada, sendo possível assistir uma mini mostra de cinema, com três opções de filmes: Minha Vida Sem Mim; Mãe + Mãe e 3000 Noites.
Além da gratuidade durante o Dia das Mães, outros museus possuem entrada franca de forma fixa. Confira a lista com cada um deles:
Localizada no Shopping Pátio Paulista, a exposição conta com mais de 200 peças arqueológicas da civilização romana, sendo 132 originais e 87 réplicas, com um sarcófago, corpos petrificados, instrumentos de batalha e o busto de Júlio César. A mostra estará no local até o dia 30 de maio.
Nos dias 13 e 14 de maio, sábado e domingo, o local terá uma programação especial do “Família no Parque”, com atividades gratuitas de funcional, dança e yoga, distribuídas em oito sessões, quatro em cada dia. O Parque Villa Lobos funciona das 10h às 18h.
Sede do Governo de São Paulo, o local proporciona uma vista do município por outro ângulo e pode ser acessado tanto por visitantes de outros locais quanto moradores. As visitas acontecem às 16h30, no sábado, e das 10h30 às 16h30, nos domingos.
No Teatro do SESI-SP, a produção baseada em uma experiência real vivenciada pelo escritor Franz Kafka, com temática sentimental envolvendo amor, confiança, amizade, entendimento e perda, acontece durante sábado e domingo, às 15h. As reservas são feitas através do Meu Sesi.
Vale ressaltar que, aos domingos, ocorrem sessões com tradução e interpretação em Libras.
Atração que acontece no Shopping Golden Square, na região do ABC, o espetáculo aborda a importância da figura materna, além de ensinar sobre o meio ambiente. Na peça, a Mãe Chuva e seu filho Garoa mostram a rotina até o dia em que a matriarca precisa tirar uma folga.
A apresentação ocorre no dia 14 de maio, domingo, às 16h, no palco da Praça de Alimentação, localizada no piso L3. Para ter acesso ao espaço VIP, em frente ao palco, é necessário resgatar um cupom no aplicativo do shopping – disponível em Android e IOS – e apresentá-lo aos promotores do espetáculo, juntamente com um 1 kg de alimento não perecível.
Nos dias 13 e 14 de maio, sábado e domingo, das 12h às 20h, os clientes do Shopping Metrô Itaquera terão acesso a uma ativação gratuita no formato de Polaroid. O cenário é instagramável e permite aos visitantes um registro de momentos em família.
Para participar, é preciso resgatar o cupom no aplicativo do shopping – disponível em Android e iOS – e apresentar na hora de fazer a fotografia. O evento será realizado no Piso Campanela.
No Shopping Ibirapuera, durante todos os dias, das 13h às 19h, no piso Moema, ao lado do Banco Itaú, 12 cenário instagramáveis permitem aos visitantes a descoberta de curiosidades sobre o mundo da fotografia, como a primeira selfie tirada e a mais curtida da história até os dias atuais.
Para participar da atração, é necessário acessar o aplicativo do shopping – disponível em Android e IOS – resgatar o cupom e apresentar no museu.
Museus e outras atrações com entrada grátis no Dia das Mães de 2023
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: varia conforme o local
Preços: Gratuito
Mais para fazer: