A turma de casa é fã da cultura nerd ou tem curiosidade de conhecer? Então já avisa que no dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd ou o “Dia da Toalha”.
Mas, não é preciso esperar até o fim do mês, pois a celebração acontece em todas as semanas de maio e contará com filmes, música, dança, oficinas e competições nas Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape.
A data de 25 de maio, homenageia o escritor Douglas Adams, autor da série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias“.
O Dia da Toalha é uma referência ao livro, em que a toalha é descrita como um item indispensável para qualquer viajante intergaláctico, útil em diversas situações.
A data é celebrada por fãs da série e da cultura nerd em geral, que costumam se reunir em eventos e atividades temáticas.
A Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco recebe uma Oficina de Tirinhas organizada pelo Corre Coletivo. A atividade apresentará conceitos, procedimentos, técnicas e algumas vertentes da produção de histórias em quadrinhos a partir de temas relacionados à trajetória do grupo.
A equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia realiza a atividade Cultura Geek, que dará uma introdução sobre esse movimento utilizando o acervo físico e digital (plataforma Árvores dos Livros) de mangás e animes da biblioteca.
Quem quiser saber mais sobre os livros, filmes e influenciadores do mundo nerd, nesta data estará disponível no YouTube das Fábricas de Cultura o vídeo Não Entre em Pânico! Em que a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís apresenta algumas dessas obras.
A Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape irá realizar a Semana do Orgulho Nerd, um evento com diversas atividades formativas, palestras e oficinas, em parceria com a ETEC Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros, Centro Paula Souza.
No dia 24 será possível participar dos Jogos e caracterização zumbi às 14h; de uma sessão de fotos com figurinos e máscaras geeks às 14h; e da Oficina de programação com Scratch às 18h.
Já na quinta-feira, 25, os destaques ficam por conta da palestra Imersão no mundo dos Jogos: dos anos 80 aos dias atuais, realizada às 14h; e da Intervenção Semana Geek, às 18h.
A Fábrica de Cultura de Osasco também realiza este evento! O público poderá montar um time (até 4 pessoas) para participar de uma vivência no jogo Just Dance. Podem participar maiores de 8 anos, sendo necessário chegar 1h antes do horário da atividade.
A unidade orienta que os interessados baixem no celular o aplicativo Just Dance 2023 com antecedência.
Este encontro acontece na Fábrica de Cultura Jardim São Luís e irá exibir alguns filmes que ganharam premiações da indústria cinematográfica na categoria figurino, apontando questões de mercado e a relevância desses profissionais numa roda de conversa sobre a moda enquanto movimento estético para contar uma história.
A Fábrica de Cultura Diadema recebe o poeta Moreira de Acopiara para uma roda de conversa em celebração ao Dia da Literatura Brasileira (1º de maio).
O casal Lu Ahamy e Awa Mbarete ministrará uma oficina na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, sobre produção de maracás, artefatos importantes para os povos indígenas.
O evento Fábrica de Hits: a cena hip hop do Jova acontece na Fábrica de Cultura Jaçanã, à partir das 14h, o público poderá acompanhar a produção de um EP de rap com a participação de artistas independentes do bairro Jova Rural e adjacências.
A equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape realiza às 14h a atividade Vivências Queer, em que serão abordados os desafios, preconceito e violações de direitos que a comunidade LGBTQIAP+ enfrenta.
A iniciativa toma como base o acervo da unidade, com obras escritas por autores LGBTQIAP+ ou que trabalham com a temática.
A partir da escuta e leitura de trechos dos livros de escritoras negras, contemporâneas e das periferias de São Paulo, os participantes irão criar ilustrações utilizando a técnica de colagem manual, na Fábrica de Cultura Diadema.
E às 15h, pelo YouTube das Fábricas de Cultura, será possível assistir a apresentação do cantor e compositor Pabllo Moreno, que trará um apanhado dos seus dois álbuns lançados que misturam poesia e música para retratar o Brasil: Blues e Baião (2016) e Contemplação (2022).
Música e literatura continuam entrelaçadas na atividade Galanga Livre, organizada pela equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo.
A conversa abordará as resistências e contragolpes da população negra escravizada frente ao sistema escravista colonial no Brasil a partir da música Galanga livre, de Rincon Sapiência, e o conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis.
A equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã convida o público a descobrir a história do pixo e debater sua criminalização no país.
O coletivo de arte-educação Manifesto Crespo leva para a Fábrica de Cultura Capão Redondo o encontro Ocupação Casa Crespa.
A agenda do evento inclui: uma roda de conversa sobre cabelos crespos, corpos diversos e arte; a oficina prática Estampando Saberes com carimbos e pintura colaborativa sob superfícies diversas, discotecagem com o DJ Pinol e uma minifeira de empreendedores periféricos e artistas independentes.
A Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza o Festival Capão Extremo também no sábado, 27, das 16h às 21h. O evento terá como convidados artistas da cena do rap com intuito de fomentar o hip-hop nacional com grandes nomes da região e novos artistas, incentivando a arte e cultura do bairro.
A Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a Clarin Cia. de Dança que apresentará o espetáculo “Ou 9 ou 80”, com foco nas dificuldades enfrentadas por jovens periféricos por meio das letras do funk e dos corpos dos dançarinos.
Mês da Cultura Nerd nas Fabricas de Cultura
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: varia conforme a atração
Preços: Gratuito