Um garotinho de 10 anos encontra uma maneira especial de se comunicar com seu avô, que sofre de Mal de Alzheimer. Essa é a trama emocionante do curta-metragem brasileiro “Napo”.
O curta apresenta a história de Napo, um senhor de idade que, por conta do agravamento da doença, vai morar com sua filha, Lenita, e seu neto, João.
A perda progressiva de memória faz com que ele esqueça todos que passaram por sua vida, inclusive seu neto. Para tentar se comunicar com o avô, o menino reinterpreta fotografias antigas em formato de desenhos, ajudando-o a relembrar os momentos de sua vida.
O filme desenvolve um olhar sobre a vida das pessoas que sofrem com a doença de Alzheimer, mostrando como o afeto familiar é importante para o bem-estar do paciente.
O curta não possui diálogos, deixando o entendimento pelas ações e expressões dos personagens.
Dirigido por Gustavo Ribeiro, com produção da Miralumo Films, a animação foi exibida em mais de 60 festivais ao redor do mundo, incluindo os Festivais de Xangai, Atlanta, Santa Monica, San Jose, Moscou, Chicago e Lago. O filme também recebeu 20 prêmio internacionais.