Por Denise Oliveira
Criado em 27/03/23
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
É possível ser aprovado na faculdade sem antes ter terminado a escola? O adolescente Caio Temponi, natural do Ceará, que passou em Medicina aos 13 anos, provou que sim.
O garoto coleciona aprovações em universidades, escolas militares e tem até prêmio internacional. Com todos esses feitos no currículo, fica a dúvida: como se preparar para as provas e garantir bons resultados, independentemente da idade?
Caio elenca cinco dicas para quem deseja conquistar a vaga dos sonhos na área de Exatas.
Leia Mais: Incrível!! Garoto de apenas 8 anos é um dos maiores prodígios do país com 140 de QI
Um erro comum dos estudantes é acharem que só a fórmula é o bastante para entender o conteúdo de Física e Química. Procure aprofundar o conhecimento passado em sala de aula com vídeos e livros.
Depois de estudar o conteúdo, faça bastante exercícios. Comece por questões fáceis e depois passe para as mais difíceis.
Não mude de tema antes de ter dominado completamente a matéria e acertado todas as questões. Insista naquilo que parece mais difícil, até que pareça fácil.
Leia Mais: Inteligência acima da média? Normalmente, as crianças não percebem que são extraordinárias
Depois de estudar os tópicos, faça planos de exercícios de tudo o que estudou para revisar o conteúdo de forma mais contundente.
Estude com qualidade, evitando distrações. E é importante entender que o estudo deve ser uma das prioridades.
Atualmente com 14 anos, o garoto já está no Ensino Médio e coleciona aprovações e prêmios. Passou em 1º lugar na Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF); passou em 1º lugar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), da Força Aérea Brasileira (FAB), na qual gabaritou a prova aos 12 anos. Aos 13 aos, passou em Medicina no vestibular da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O jovem também ficou na primeira colocação no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA) e conquistou o primeiro lugar para o curso de direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Também obteve o 1º lugar em Administração na Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Leia Mais: Como identificar e lidar com uma criança superdotada?
O garoto de apenas 14 anos também foi medalhista em duas olimpíadas internacionais de matemática, com ouro em uma delas, e de várias provas nacionais.
Caio é colaborador de pesquisa do neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, chefe do departamento de Ciências e Tecnologia Logos University International (Unilogos), nos Estados Unidos, que convidou o jovem para integrar o time após a aprovação em medicina.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 27/03/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74