Por Viviane Porto

Criado em 15/03/23

Divulgação: Canva

ABRAPE projeta um 2023 positivo, mas ainda desafiador para o setor de eventos de cultura e entretenimento

Compartilhe

O impacto do segmento na economia brasileira ao longo deste ano mostrou a grande capacidade de gerar empregos e receita de forma rápida, mas é fundamental que se fortaleça o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), essencial para a sobrevivência e sustentação das empresas no cenário pós-crise.

Projetando um 2023 positivo, o setor de eventos e cultura mas enfrenta desafios para consolidar a retomada das atividades, após um longo período de paralisação provocado pela pandemia do coronavírus (covid-19).

Leia mais: Turismo influenciou o crescimento do PIB brasileiro em 2022 

O PERSE foi o único programa do Governo Federal direcionado para um setor da economia criado durante a pandemia e que engloba um conjunto de cinco leis (14.046, 14.148, 14.161, 14.179 e 14.186), que abrangem o refinanciamento de dívidas, créditos para sobrevivência das empresas, desoneração fiscal, manutenção de empregos e condições de adiamento e cancelamento de atividades.

As prioridades, no momento, estão em resguardar e disseminar os benefícios do programa. O período crítico da pandemia passou, mas as empresas ainda sofrem os efeitos do longo período de paralisação.

Otimismo

Mas de onde vem o otimismo para 2023? O presidente da ABRAPE cita o desempenho positivo do hub do segmento, que envolve 52 atividades econômicas, nas taxas de crescimento do do Produto Interno Bruto (PIB) nacional ao longo do ano.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 0,4% no terceiro trimestre de 2022, na comparação com o trimestre anterior, influenciado pelos resultados dos setores de serviços (1,1%), responsáveis por aproximadamente 70% da economia.

Empregos

Com o auxílio do PERSE, o desempenho do hub setorial de eventos de cultura e entretenimento encerra o ano de forma positiva na geração de empregos.

Entre janeiro e outubro de 2022 foram criados 254.450 novos empregos, acumulando um estoque de 3.579.065 oportunidades como um todo no Brasil. Com isso, no hub, há 72.634 empregos a mais do que o ano de 2019, um crescimento de 2%. Destaque para bares e restaurantes, com 11.937 de vagas abertas.

Além disso, dos 2.306.882 de empregos gerados no Brasil entre janeiro e outubro, 254.450 vieram do hub setorial e 15.756 do setor de eventos, representando assim 11% e 0,7% respectivamente a participação relativa do setor na geração de empregos no país.

Com informações da ABRAPE

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 15/03/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74