Foto: REUTERS/DANIEL BECERRIL

Obesidade infantill: México instala carteiras ergométricas nas escolas, como evitar que isso aconteça no Brasil?

A obesidade infantil é um problema de saúde pública em todo o mundo e no mundo todo os países testam e buscam soluções para combater esse problema que já prejudica, debilita e nos casos extremos pode até levar a óbito crianças muito jovens. Este ano, na volta às aulas, o México testou uma solução no mínimo inusitada: trocou as mesas dos alunos por uma espécie de carteira ergométrica, no qual o aluno pode estudar e se exercitar ao mesmo tempo.

São mesas escolares com pedais, como uma bicicleta ergométrica, para as crianças queimarem calorias na aula, uma ideia que os mexicanos copiaram do Canadá – que também está na luta contra a obesidade infantil, e que também já está em teste em outros países como na Inglaterra, no Chile, entre outros.

A medida extrema pode ser uma reação proporcional à epidemia que o país vive: a obesidade infantil já atinge um quinto das crianças mexicanas em idade escola. Um terço de toda a população mexicana é obesa e, ao que tudo indica, o problema começa na infância.

Infelizmente, o Brasil também segue nesse caminho. Os índices triplicaram em toda a América Latina, e segundo o  Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os grandes vilões tem nome: sedentarismo, ultraprocessados e bebidas açucaradas.

No Brasil, 10% das crianças abaixo de 5 anos apresentam sobrepeso. Uma a cada três crianças, com idade entre 5 e 9 anos, possuem excesso de peso, e 8,4% dos adolescentes já apresentam obesidade. São dados preocupantes que nos levam a pensar: quanto tempo temos para que as crianças brasileiras também estudem em carteiras ergométricas, se continuarmos alimentando nossas crianças do jeito que estamos? 

Em vez de tentar fazer aula de matemática e educação física ao mesmo tempo, será que não podemos fazer pequenas mudanças que ajudem a reduzir a obesidade na população infantil? Por exemplo, você sabia que o que você envia de lanche escolar pode estar contribuindo para essas estatísticas?

Eu sou nutricionista e chef de cozinha, especializada em nutrição materna e infantil, mas acreditem: foi só no meu dia a dia como mãe da Maria Fernanda e do Felipe, fazendo muita lancheira, que eu comecei a perceber como é difícil pensar e montar uma lancheira saudável e prática.

Minhas amigas nos grupos de whatsapp sempre se queixando, pedindo dicas, então pensando no impacto gigante que essa pequena refeição tem na vida das crianças, desenvolvi um curso que vai ajudar você a preparar uma lancheira saudável de forma prática e rápida.

Informação é poder: aquele biscoitinho, o suquinho ou um pãozinho, que parecem ser super saudáveis, na verdade não são. E seu filho come o lanche escolar no mínimo 200 vezes no ano!!

Lanche não é só para quem vai à escola! É para o bebê e para as crianças em todas as idades, em todas as ocasiões, dentro e fora de casa.

Em virtude disso, o alto consumo de produtos ultraprocessados está relacionado com alterações de comportamento, crianças muito agitadas, alterações do sono, déficit de crescimento e de atenção, além de aumentar as chances do desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Esses maus hábitos podem levar o Brasil a uma epidemia de obesidade infantil em breve, e daqui alguns anos, por más escolhas que os adultos fazem hoje, será que as s crianças terão de estudar em carteiras ergométricas, como o México e muitos países que já estão adotando medidas mais extremas?

Como evitar um cenário desses? Alimentar melhor as crianças não precisa ser tão complicado!

Não precisa ser difícil montar uma lancheira para seus filhos. No meu curso eu ajudo as mães com  trocas simples e fáceis! Por exemplo:

  • refresco de caixinha por suco 100% natural ou água;
  • biscoito recheado por biscoito de polvilho;
  • bolinhos doces prontos por bolos caseiros,
  • bisnaguinha com requeijão e presunto por pão integral com queijo.

Se o tempo apertar e não tiver ideia do que enviar, as frutas são sempre uma excelente opção! E no curso eu ensino como fazer isso sem a fruta estragar , ficar com gosto ruim ou perder suas propriedades e vitaminas!

Montar a lancheira do seus filhos não precisa ser uma chatice, nem algo que pode fazer mal para eles. Deixa eu te ajudar! Quer aprender como montar uma lancheira fácil e saudável? Então se inscreva no curso Lancheira Saudável pelo link abaixo!

E me acompanhe nesta coluna, aqui no SP para Crianças, onde vou compartilhar sempre informações, dicas e artigos sobre alimentação saudável para gestantes, bebês e crianças.

Quem quiser conversar comigo, tirar dúvidas e até agendar consultas, podem me chamar aqui no  

Criado em 07/03/23
Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74