Por Priscilla Negrão

Criado em 15/02/23

Divulgação: Canva

Dia Internacional da Doação de Livros: onde doar ou ganhar livros no Metrô, CPTM e EMTU em São Paulo

Compartilhe

O Dia Internacional da Doação de Livros é comemorado no dia 14 de fevereiro. Essa é uma iniciativa importante e que contribui muito para incentivar o surgimento de novos leitores. Em São Paulo, órgãos como Metrô, CPTM e EMTU realizam ações, tanto na data como permanentes, para estimular a leitura entre os passageiros.

Para estimular a leitura, as empresas de transporte público de São Paulo oferecem estantes permanentes de doação de livros, como o Projeto Gira Livro da EMTU, presente nos terminais metropolitanos de São Mateus, São Bernardo do Campo e Cecap, em Guarulhos.

A EMTU disponibilizou cerca de 2 mil livros para doação em cinco terminais: Jabaquara, Diadema, Cecap, São Bernardo e São Mateus. Serão 500 obras no Jabaquara e 500 em Diadema. Nos terminais São Bernardo, São Mateus e Cecap, em Guarulhos, haverá cerca de 300 livros em cada um desses locais.

Já a CPTM promove nesta quinta-feira (16/02), das 10h às 19h, a ação Livros e Profissões, na estação Suzano, com distribuição de 600 livros acadêmicos em um estande na passarela da estação.

Todas as estações das Linhas 4-Amarela (ViaQuatro), 9-Esmeralda e 5-Lilás (ViaMobilidade) do Metrô também possuem estantes para doação de livros, assim como a CPTM, que tem 15 Gelotecas e 7 estantes para doação de livros nas estações.

As estações que possuem Gelotecas e estantes de livros são: Água Branca, Franco da Rocha, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Luz, Ferraz de Vasconcelos, Antônio Giannetti Neto, Guaianases, Dom Bosco, Jd Romano, Jd Helena, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos, além das estantes em Pirituba, Ipiranga, Ribeirão Pires, Mogi das Cruzes, Estudantes, Tatuapé e Cecap-Guarulhos.

O Metrô possui nas estações Tatuapé e Santa Cecília, da Linha 3-Vermelha, as estantes do projeto colaborativo “Achados na Leitura”. As estantes são abastecidas com livros doados pelos passageiros e também pelos que são esquecidos no sistema e que vão parar na Central de Achados e Perdidos e não são procurados pelos donos no período de 60 dias.

Trocar e doar livros: adote esse hábito

Como você adquire seus livros? Troca? Compra? Baixa on-line? O Dia Internacional da Doação de Livros é uma data extremamente especial e impacta bastante a sociedade e a forma como as pessoas ligam com o consumismo.

A doação de livros pode transformar vidas, incentivar o hábito da leitura, combater o acúmulo de materiais sem uso em casa e ainda preservar o meio ambiente.

Para se ter ideia, de acordo com a mais recente pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, divulgada em 2019, houve queda de cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, totalizando pouco mais de 100 milhões de brasileiros que têm o hábito de leitura. A média de obras lidas por pessoa ao ano é de 4,96.

A doação de livros pode e deve ser praticada o ano todo. Se você ainda não sabe como começar a contribuir, temos algumas dicas para você.

Uma boa opção é fazer uma limpeza na sua biblioteca pessoal e separar os livros que você não precisa mais. Você pode trocar com amigos ou doar para bibliotecas públicas, comunitárias, sebos e centros culturais, que sempre aceitam doações.

Outra ideia é criar um grupo no WhatsApp com amigos leitores e organizar trocas entre si e/ou doações maiores para instituições.

Além disso, existem sites específicos para fazer doações, como a Ciranda do Saber, projeto criado pela escritora e pesquisadora Winnie Bueno, que faz a ponte entre quem quer doar e uma pessoa negra que esteja precisando de determinada publicação.

Você pode entrar em contato pelo perfil no Twitter (@winnieteca) para contribuir.

Vale lembrar que em São Paulo, existem leis que incentivam a doação e promoção da leitura. A Lei 15.829/2015 instituiu o Programa Estadual de Bibliotecas Comunitárias, para atender as cidades do interior do Estado e os bairros da capital onde não existem bibliotecas.

Já a Lei 15.360/2014 estabeleceu a Semana de Incentivo à Leitura, a ser comemorada anualmente entre os dias 17 e 23 de abril, que engloba o Dia Mundial do Livro, celebrado em 22 de abril. A Lei 12.876/2008 criou o Dia da Leitura, a ser comemorado anualmente em 12 de outubro.

Não tenha dúvidas de que a doação de livros é uma ação nobre e que faz a diferença na vida de muitas pessoas. Participe desse movimento, seja no Dia Internacional da Doação de Livros ou em qualquer outro dia do ano. Afinal, o importante é contribuir para que a leitura se torne acessível a todos.

Com informações da Alesp, SP Notícias e Agência Brasil

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 15/02/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74