Por Denise Oliveira

Criado em 09/01/23

Foto: Yuliika/Freepik

Saber esperar: como ensinar as crianças a ter mais paciência?

Compartilhe

É possível ensinar os filhos a terem mais autocontrole? Com algumas ações simples no dia a dia, sim! A velocidade da transmissão das informações na internet torna tudo mais fácil, o que pode deixar as crianças desacostumadas.

Leia Mais: Afinal, castigar ou não castigar…

Para a professora do Ensino Fundamental do Colégio Marista Maringá, Katia Luciana Lopes, esperar na fila do cinema, no médico ou alguma visita especial são situações comuns do cotidiano e, se forem ensinadas para os pequenos desde cedo, podem evitar frustrações no futuro.

“Os pais têm fundamental importância no desenvolvimento da paciência, pois é neles que elas se espelham e confiam”, afirma.

Por onde começar?

De acordo com a professora, o primeiro passo é explicar o porquê da situação, para que os pequenos entendam que nem tudo sai conforme planejado. É importante também sempre dar o exemplo e agir com tranquilidade diante dos desafios da vida.

Outra dica da especialista é usar palavras positivas, sempre valorizando quando elas dizem que aprenderam a lição. Isso demonstra mais confiança.

Katia Luciana lista seis passos comuns para que os pequenos aprendam a ter mais paciência. Confira!

1 – Faça esse exercício desde cedo

Esperar por alguma coisa nos deixa inquietos, mas os pais podem deixar os pequenos menos ansiosos. Na próxima vez que levá-lo ao médico, por exemplo, diga que o atendimento pode demorar um pouco.

Ou quando estiver em alguma lanchonete ou restaurante, deixe claro que o pedido não chegará na hora. Se a criança entender a situação tranquilamente, elogie por ter tido paciência para esperar.

Leia Mais: IMPORTANTE! Somos pais tóxicos? 8 comportamentos que prejudicam os filhos agora e no futuro

2 – Não seja muito liberal 

É muito comum os pais gratificarem os filhos pelo bom comportamento, aceitando tudo o que eles desejam. Mas saiba impor limites para que as crianças entendam que nem tudo é do jeito que elas imaginam. 

Quando ele pedir para ir na casa de algum amigo ou jogar bola, diga que antes precisa terminar o dever de casa. Depois, honre o pedido.

3 – Reconheça que esperar pode ser difícil

Esperar para ser atendido no médio ou ficar horas na fila do brinquedo do parque de diversões não deve ser nada divertido. Portanto, é importante compreender a frustração das crianças.

Converse com ele e dê um abraço, mostrando mais empatia. Lembre-o que todos devem ter paciência nas situações do cotidiano.

4 – Ensine o autocontrole

Aprender a ter paciência significa controlar suas ações. Por isso, uma das orientações da professora é ensinar as crianças a ter mais autocontrole antes de atender aos seus pedidos. É importante saber esperar. 

Leia Mais: Atenção ao comportamento Infantil é chave para descoberta do bullying

5 – Pratique a paciência com jogos

Reservar um tempo para se divertir com as crianças pode ser uma opção bem bacana para entreter os pequenos.

Invista em momentos divertidos, como jogos da memória, banco imobiliário, dama, xadrez, etc. São jogos em equipe que exercitam a mente e também o autocontrole das crianças, pois cada um deve esperar a sua vez para jogar.

6 – Seja o exemplo para os seus filhos

Por fim, a professora lembra que as falas e ações dos adultos funcionam como um espelho para as crianças. Elas observam e imitam. Por isso, é importante ser mais positivo e aprender com os próprios erros. 

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 09/01/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74