Por Denise Oliveira
Criado em 04/01/23
Créditos: Sabine Krzikalla/Pexels
As pessoas, geralmente, aproveitam as férias escolares para viajar, conhecer um novo lugar e ter experiências culturais. Para os estudantes do Ensino Médio, essa época do ano também é propícia para fazer um intercâmbio. Além da vivência em um país diferente, o adolescente ainda pode aprender ou aprimorar-se em um novo idioma.
O melhor de tudo: não precisa ter inglês avançado para embarcar nesta jornada desafiadora e cheia de aprendizados. Confira três vantagens proporcionadas por um intercâmbio!
Leia Mais: Up nas escolas! Governo de SP investirá R$ 303,5 milhões no Novo Ensino Médio
Com certeza essa é uma das maiores vantagens trazidas pelo intercâmbio. Hoje, é imprescindível ter um segundo idioma no currículo, de preferência, o inglês.
Além disso, durante o programa, muitas habilidades podem se desenvolver. É uma oportunidade única para fazer contatos profissionais.
Para quem quer trabalhar na área da tecnologia, existe um mercado muito promissor nos Estados Unidos na área de Science, Technology, Engineering e Mathematics (STEM). Afinal de contas, é lá que estão as maiores empresas de tecnologia do mundo, como o Google, Apple e Microsoft.
Quando os adolescentes desgrudam um pouco dos pais e passam a se virar sozinhos é um sentimento libertador. Durante o intercâmbio, com a vivência em outro país, eles podem sentir-se mais seguros ao sair da “zona de conforto”. São aprendizados vitais para a vida adulta.
Desta forma, o intercâmbio traz mais independência para os jovens. Traz uma compreensão sobre o impacto das decisões em suas próprias vidas.
Existe muita vida fora da tecnologia. Os intercambistas podem aproveitar este momento para conversar com as pessoas e conhecer novos lugares para perder o medo de se comunicar em outra língua. É claro que não podem deixar de aproveitar o momento para tirar muitas selfies, mas a socialização é parte importante da experiência.
Antes de tudo, o primeiro passo é certificar-se que o adolescente está com os documentos em dia. Se planeja fazer um intercâmbio, é importante tirar o passaporte com antecedência e o visto, dependendo do país onde vai.
Pesquise os documentos necessários para viajar para o exterior e, depois disso, é só escolher o destino, os objetivos do intercâmbio, passagens e qual a agência que irá contratar. Claro que isso não é uma regra, é possível planejar a viagem sozinho. Mas, quem pretende viajar pela primeira vez para fora do país, tende a buscar o apoio de empresas especializadas no assunto.
Leia Mais: A reforma do Ensino Médio e o aluno como ator principal
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 04/01/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74