Dr Carlos Moraes
Criado em 28/11/22
Por que nascem bebês prematuros? Como ajudá-los a ganhar peso? Como ajudá-los no seu desenvolvimento? Essas podem ser algumas das muitas perguntas que ocorrem quando nasce um bebê antes da gestação completar o tempo necessário.
Mas há também vários pontos importantes a se observar antes da gravidez também. Esses e outros fatores que a campanha: Novembro Roxo, vêm alertar!
Leia mais: Prefeitura de São Paulo disponibiliza três benefícios para alunos da rede municipal
A ONG Prematuridade.com, como membro da Rede Mundial de Prematuridade (World Prematurity Network), une-se todo ano aos esforços globais da EFCNI e da March of Dimes para promover a campanha do Dia Mundial da Prematuridade, que acontece durante o chamado Novembro Roxo..
De acordo com dados da Fiocruz e da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos.
Mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus. Segundo o estudo “Born Too Soon”, realizado pela ONG americana March of Dimes, o Brasil é o 10º país no ranking da prematuridade.
“Além do risco alto de mortalidade, crianças que nascem precocemente podem ter dificuldades no desenvolvimento digestivo, respiratório, de linguagem e do desenvolvimento global”, pontua Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP, Membro da FEBRASGO e Especialista em Perinatologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, e em Infertilidade e Ultrassom em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO, e médico nos hospitais Albert Einstein, São Luiz e Pro Matre.
Leia mais: Volume alto nunca mais: 1 bilhão de jovens no mundo podem perder a audição
Bebês prematuros são aqueles que nascem antes de 37 semanas de gestação, cuja duração completa é entre 37 e 42 semanas, ou 9 meses.
Já a prematuridade extrema ocorre quando o bebê nasce com menos de 28 semanas de gestação, enquanto a prematuridade tardia acontece entre 34 e 36 semanas e seis dias.
No entanto, todos os casos podem gerar complicações, sendo as principais causas:
Leia mais: Natal 2022: onde encontrar o Papai Noel, as decorações e shows mais incríveis de São Paulo
“Além disso, outros fatores podem levar ao parto prematuro: ausência do pré-natal, fumo, álcool, drogas, estresse, sangramento vaginal, diabetes, obesidade, baixo peso, distúrbios de coagulação e gestações muito próximas (menos de 6 a 9 meses entre o nascimento de um bebê e ficar grávida novamente)”, explica Carlos Moraes.
Sintomas como contrações a cada 10 minutos ou mais, mudanças na secreção vaginal, pressão pélvica, dor lombar, cólicas menstruais, cólica abdominal com ou sem diarreia podem ser sinais de trabalho de parto.
Algumas medidas simples podem evitar que o bebê nasça antes do tempo. São elas:
“A prevenção da prematuridade se inicia antes mesmo da gestação, com o planejamento familiar adequado, seguido do acompanhamento pré-natal, garantindo o bom desenvolvimento da gravidez, a saúde materna e um parto bem-sucedido”, finaliza Carlos Moraes.
Sobre Dr Carlos Moraes:
Dr. Carlos Moraes se graduou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1991. Fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, concluída em 1994, na mesma instituição.
Além disso, é especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela TEGO – FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia).
Sobre Dr Carlos Moraes:
Dr. Carlos Moraes se graduou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1991. Fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, concluída em 1994, na mesma instituição.
Além disso, é especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela TEGO – FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia).
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 28/11/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74