Por Ludmila do Prado
Criado em 10/11/22
Foto: Divulgação/ Canva
O Ensino Superior representa uma das melhores oportunidades para ingressar no mercado de trabalho na área de atuação desejada, aumentar a renda, fazer networking, construir uma carreira e alcançar estabilidade financeira.
Por isso, a importância do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aumenta a cada ano, pois é por meio dele que muitos conseguem acessar universidades brasileiras e estrangeiras.
Leia mais: Escolas do Sesi! Saiba como procurar vaga e matricular seu filho em alguma unidade
Mas, como o sucesso profissional é fruto de dedicação e estudo, vamos por partes e a primeira delas é ir bem no Enem para depois alcançar sonhos maiores.
Então, consulte com antecedência o local onde vai realizar a prova e se preferir pode fazer isso pela internet.
O ideal é preparar pelo menos um dia antes os documentos que serão necessários apresentar no dia da prova:
É legal também levar uma garrafinha de água e uma barrinha de cereais para aliviar qualquer fome fora de hora.
Por falar em fome, faça uma refeição leve antes da prova e na véspera procure descansar bem. A mudança do exame que agora acontece em dois domingos consecutivos ao invés de ficar concentrado em um único fim de semana, foi feita justamente para ajudar os alunos a não se cansarem em excesso.
Enquanto o vestibular é um exame seletivo específico para a instituição que realiza a prova, o Enem serve para várias instituições ao mesmo tempo, então vale a dedicação em alcançar a melhor nota possível!
O país europeu que vem atraindo o interesse dos estudantes brasileiros é Portugal, por conta da proximidade linguística e da parceria entre os governos que coopera para que alunos brasileiros possam ser recebidos em pelo menos 50 instituições de ensino superior. Entre elas, estão a Universidade de Lisboa e de Coimbra, que estão entre as mais tradicionais do mundo.
Além da nota do Enem o aspirante a uma vaga precisa ter sido aprovado em uma faculdade brasileira, pública ou particular e reconhecida pelo MEC, em um curso que se relacione com o curso pretendido no país.
No país, também fazer um exame de proficiência na língua francesa e obter o nível avançado para falar, escrever e ter nível ótimo para compreender textos complexos, além de ter obtido boas notas no histórico.
Cumprindo estes requisitos, algumas das universidades francesas que podem estar entre as opções são a École Normale Supérieure e o Institut National des Sciences Appliquées de Lyon
Se desejar estudar no Reino Unido, também é preciso cumprir requisitos complementares de acordo com a universidade escolhida. Algumas universidades inglesas que aceitam o Enem são a University of Glasgow, na Escócia e a Nottinghan Trent University, na Inglaterra.
Outras opções para quem deseja um curso superior em Inglês e internacional seriam as universidades dos Estados Unidos tais como a New York University e a Drexel University.
Boa sorte!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 10/11/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74