Foto: Divulgação / The Walt Disney Company Brasil
Por Priscilla Negrão
Criado em 31/10/24
A exposição Mundo Pixar , que está acontecendo no Shopping Eldorado, chamou a atenção não apenas do público, mas também dos golpistas, que viram no sucesso do evento uma ótima chance para faturar e aplicar golpes pela internet. Nas últimas semanas recebemos muitos relatos de leitores que caíram no golpe, tentando comprar ingressos para a exposição Mundo Pixar, e por isso estamos alertando mais uma vez, como já fizemos nas redes e em nossas matérias sobre o evento: não compre ingressos pelo Instagram ou redes sociais.
O golpe é bem conhecido na internet: criam um perfil fake de um evento, atracão, restaurante, e vendem ingressos ou oferecem cupons de desconto por meio do perfil, via direct.
Vale lembrar que a exposição não possui perfil oficial próprio no Instagram e que a divulgação do evento foi feita via parceiros, como o SP Crianças, e o perfil @ohmydisneybr.
Os ingressos para a exposição Mundo Pixar esgotaram antes mesmo do evento começar, em julho. Logo depois foram vendidos alguns lotes extras, apenas. Contudo, os perfis fakes estão anunciando ingressos todos os dias, sempre disponíveis.
Testamos e a resposta do golpista foi que ele tinha ingressos disponíveis para dias de semana e fim de semana! Um deles está vendendo ingressos para as últimas sessões que acontecerão neste fim de semana, até 23 de outubro.
E conforme avisado em nossa matéria oficial do Mundo Pixar no site – VEJA AQUI -, o evento NÃO POSSUI NENHUM PERFIL NO INSTAGRAM, ou seja, TODOS SÃO FALSOS.
Era possível encontrar diversos perfis sobre Mundo Pixar no Instagram:






Apesar de terem milhares de seguidores e muitos terem sido ostensivamente marcados nas fotos dos visitantes do evento, que acreditavam estar marcando em suas fotos um perfil oficial da exposição, nenhum deles possui relação direta com os organizadores e produtores da exposição e nenhum está autorizado a vender ou revender ingressos.
Antes mesmo da onde de golpes e perfis fakes, a exposição Mundo Pixar já tinha sido alvo de uma outra onda, dessa vez de fake news que geraram falas expectativas para o evento – para se ter ideia, respondemos mais de 2 mil dúvidas em 15 dias sobre a exposição, das mais absurdas como o limite de altura da montanha russa que viria (oi??) à lista de princesas que estaria presente para encontro ao vivo e fotos – sendo que a Pixar nem princesa tem.
De onde vieram essas dúvidas estranhas? Da divulgação oportunista promovida por perfis de “dicas de turismo em SP” que publicaram notícias falsas sobre o evento só para obter curtidas e engajamento, anunciando atrações falsas, usando fotos dos Parques e Orlando e de personagens da Disney.
São canais irresponsáveis que só se interessam em uma coisa: curtidas e comentários, se isentando de qualquer responsabilidade ou comprometimento com a experiência das pessoas no passeio, com a verdade, a notícia e os fatos.
Tudo isso para iludir o público em troca de engajamento nas redes, conforme denunciamos aqui , em reels no instagram, alertamos a produção do evento e a equipe de imprensa, para evitar que os visitantes se frustrassem com o evento.
Muitos leitores que estão seguindo os perfis de Mundo Pixar estão, na prática, dando audiência e seguindo bandidos que aplicaram o “golpe do ingresso” em muita gente. As redes sociais são um campo muito fértil para crimes, para a lavagem de dinheiro como a que é feita com rifas online , que tem de monte no Instagram e é crime no Brasil.
Rifa de carros, apartamentos, celulares e até dinheiro é crime no Brasil (só é permitida para ONGs e obras sociais), apesar de isso acontecer todos os dias nas redes sociais, principalmente no Instagram, agora que a Polícia Federal apertou o cerco no Youtube e prendeu um dos mais famosos Influencers que fazia rifa de carros por lá.
Muitos deles migraram para o Instagram, onde a Meta (dona do Instagram e Facebook) tem deixado o crime acontecer livremente.