Neste mês de outubro, o programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, traz diversas atividades nas regiões do centro, leste e norte da capital.
Em ação conjunta com a comunidade local, a Oficina Cultural Juan Serrano realiza seu 9º Festival de Artes em prol o Dia das Crianças, trazendo uma série de atrações gratuitas realizadas por artistas e colaboradores. Será uma experiência urbana de arte comunitária.
Com pernas de pau, música e muitas brincadeiras populares, a Trupe dos Trilhos irá realizar intervenções circenses ao retomar uma das tradições milenares do circo: arte na rua.
Sendo assim, a trupe convoca o respeitável público para muitas palhaçadas nesta experiência que também permitirá rir de nós mesmos independente da idade. Acesso gratuito!
Nessa experiência auditiva e visual de arte e tecnologia, participantes do 9º Festival de Artes serão orientados a criar desenhos sonoros ao vivo!
Utilizando materiais diversos para o desenvolvimento, como lápis musical, que conectado a uma caixa de som, usará o grafite como condutor elétrico e a energia do nosso próprio corpo, serão criados sons divertidos e inusitados. Todos os recursos serão disponibilizados gratuitamente.
Participantes do 9º Festival de Artes da Oficina Cultural Juan Serrano serão envolvidos pela trilha musical, infantil e adulta comandada pelo DJ Sonora.
Além das intervenções que contarão com músicas eletrônicas e populares que contagiam o público, o DJ também irá auxiliar a sonorização de todos os músicos e artistas do espetáculo teatral que será realizado durante o evento. Acesso gratuito!
O workshop de confecção de malabares pretende habilitar crianças, jovens e adultos a construírem seus próprios malabares a partir de recursos de fácil acesso.
Também serão fornecidas orientações para o desenvolvimento da prática. O kit com todos materiais para confeccionar será disponibilizado gratuitamente e poderá ser levado para casa após a conclusão.
Suspirilda e Geraldo trazem a divertida história de duas pessoas pequenas que viviam em um VIELArejo muito, muito, muito distante… lá em Maranguape! Exaustas da exploração, da rotina proletária e da falta de perspectiva, decidem sair da cidade e mudar de vida completamente.
A dupla cômica junta suas malas e convida o público a embarcar em uma jornada sem destino, em busca de um lugar onde é possível criar novos imaginários de vida: errar, brincar, ser ridículo, sonhar e se reconectar. Acesso gratuito!
O porco espinho azul mais veloz do mundo está presente neste espetáculo teatral, onde seu arquirrival Dr. Robotnik, está à procura da esmeralda mística que tem o poder de destruir civilizações.
Para detê-lo, o porco espinho se une ao seu antigo parceiro Tails e juntos partem em uma jornada para impedir o Dr. Robotnik de encontrar a esmeralda, pois se cair em mãos erradas todo mundo correrá grande perigo. Confira o desfecho dessa aventura eletrizante! Acesso gratuito!*
A intervenção busca estimular o contato visual, atenção compartilhada e bem estar de maneira lúdica, dinâmica e divertida através da interação social.
Durante a atividade também serão exploradas a coordenação motora e a percepção de movimentos ao ar livre. Acesso gratuito!
O 9º Festival de Artes da Oficina Cultural Juan Serrano contará com canções especiais da MPB interpretadas pelo violonista Sergio Vinci, músico e compositor.
Entre diversas músicas, o artista também trará para o palco temas de sucessos infantis de autores como Toquinho, Vinicius de Moraes, Jorge Benjor, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Paulo Tatit, entre outros. Amantes da MPB serão levamos em uma viagem emocionante através dos tempos! Acesso gratuito!
O encontro abordará de maneira sustentável a importância da arte e da brincadeira a partir do estímulo e valorização do Livro.
Participantes terão a possibilidade de imaginar, inventar e recriar um pequeno livro com materiais recicláveis. O kit com todos materiais para confecção será disponibilizado gratuitamente e poderá ser levado para casa após a conclusão.
Participantes do 9º Festival de Artes da Oficina Cultural Juan Serrrano serão conduzidos a pensar em novos jeitos de traçar o desenho e a como realizar uma composição artística de maneira coletiva.
O kit com todos materiais artísticos, como lápis, canetinhas, fitas, stencil e entre outros, será disponibilizado gratuitamente. Obs: Atividade sujeita a fila de espera.
Durante o 9º Festival de Artes da Oficina Cultural Juan Serrano as crianças receberão caracterizações expressivas de elementos da natureza e personagens diversos.
A atividade visa promover a transformação da magia do encantamento e da ludicidade em realidade e, de maneira gratuita.
O espetáculo “NumCorre” traz à luz coisas que vamos perdendo com o passar do tempo, como o simples ato de girar. Vemos, nesse espetáculo, uma válvula de escape para o adulto e sua rotina – que muitas vezes faz o caminho de casa ao serviço sem se conectar às coisas ao seu redor – e vemos também um vetor de conexão com sua criança interior.
Para a criança, é uma oportunidade de ver, no ato de brincar, possibilidades de aprender. Quando somos crianças, aquela sensação de estar tudo girando é mágica! O que muda com o passar do tempo? Quando ficamos adultos, quanto tempo perdemos nos preocupando com tudo, menos com o agora?
O Núcleo coloca em cena “o simples” para se refletir. Fazendo, então, com que coisas simples do dia a dia, as quais não damos mais atenção, sejam questionadas e levadas ao público para reflexão. Partindo da capoeira para a criação corporal e das vivências periféricas para as construções cênicas, veio à luz: “NumCorre”.
Um espetáculo alegre e reflexivo.
A exposição Marginalidades – Memorias Territoriais, é uma junção de múltiplas artes, que foram desenvolvidas inicialmente pelo projeto de pesquisa “Ocupação do Espaço Urbano” (2018), voltado a dar voz aos moradores do bairro Conjunto José Bonifácio (COHAB II), através dele se desenvolveram fotografias, escritas e duas obras cinematográficas, o documentário “Ocupação do Espaço Urbano -Trajetórias de lutas e conquistas que desenvolveram o bairro Cohab José Bonifácio” (2019) e a Web-Serie “Quebrada Ocupa”, pela pesquisadora, poeta e cineasta Paola Hernandes.
Vivência: Corpos Marginais, 19 de outubro, quarta-feira, das 15h às 17h
A vivência “Corpos Marginais!?”, vai retratar através da dança, toque, canto e da poesia toda pluralidade que habita nos seres marginalizados. Essa ação faz parte da Exposição Marginalidades – Memórias Territoriais
—————
Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.
9º Festival de Artes das Oficinas Culturais
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: varia conforme a atração
Preços: Gratuito