Por Daya Lima
Criado em 16/09/22
Crédito: Reprodução/Apple Store
Incentivar os pequenos a ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas é um desafio diário dos pais, ainda mais com a exposição das crianças aos aparelhos eletrônicos.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/PAHO), em 2022, 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas. Desse número, 39 milhões correspondem às crianças.
Uma alimentação composta por alimentos gordurosos, além do sedentarismo e predisposição genética são alguma das causas da obesidade infantil, que os pais devem ficar atentos.
Apesar de algumas crianças serem seletivas quanto à alimentação, existem maneiras divertidas de introduzir hábitos saudáveis na rotina dos pequenos, com o uso da própria tecnologia.
O aplicativo Fitoons (disponível apenas na Apple Store) é um dos aliados nisso. Nele, os personagens engraçadinhos ajudam as crianças a ter uma programação de exercícios físicos.
Leia mais: Obesidade infantil: crianças podem fazer exercícios físicos?
O usuário escolhe um dos seis personagens para treinar junto com eles. Depois disso, é só personalizar as roupas e começar a gastar as energias. Os pais podem escolher entre as 20 atividades disponíveis para treinar junto com os filhos, como agachamentos, boxe e corridas de obstáculos, pode ser na academia ou ao ar livre. Na plataforma, é possível acompanhar a evolução dos personagens, além de interagir em tempo real.
Depois de se exercitar, é hora de repor as energias. As crianças preparam o pós-treino do atleta virtual e podem seguir o mesmo cardápio. na cozinha virtual, há 45 tipos de comida diferentes para escolher. O app foi desenvolvido pela AVOKIDDO e custa R$ 22,90.
Setembro é o mês da campanha de conscientização contra a obesidade infantil, organizada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). A instituição lembra que o sobrepeso traz sérios riscos à saúde da criança e do adolescente e está relacionado com o desenvolvimento de outras doenças.
Segundo a SPSP, a consulta médica deve sempre abordar o tema com os pais para incentivem as crianças a ter uma alimentação saudável, prevenindo os riscos no futuro.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 16/09/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74