Foto: Divulgação / Gustavo Faria

Povos tradicionais brasileiros! Primavera Periférica homenageia os saberes ancestrais

Indígenas, caiçaras e quilombolas são comunidades com uma cultura ancestral muito rica e cheia de conhecimentos que quase se perderam no tempo.

Para resgatar e honrar estas tradições, o Sesc Itaquera realiza o evento “Primavera Periférica – (Re) viver tradições” nos dias 16, 17 e 18 de setembro, com atividades para toda a família. Vai ter teatro, oficinas de ervas medicinais, aula aberta de capoeira, trilha na mata atlântica, entre outras atividades. Todas são gratuitas.

Veja os destaques da Programação

Samba de Coco Raízes de Arcoverde, dia 18 de setembro, domingo, às 15h

O grupo vem florindo os palcos do mundo com suas saias Godê Pavão. Formado em 1992 por mestre Lula Calixto e pelas famílias Gomes e irmãs Lopes, passou a ser conhecido do público a partir de 1996, quando rompeu as barreiras da pequena cidade de Arcoverde, em Pernambuco, e se apresentou pelo Brasil afora, em países como: Alemanha, Bélgica, Itália, Noruega e França.

O samba de coco é uma dança da cultura indígena com a cultura africana, enquanto o canto retrata a poesia do sertão nordestino, embalada pela dança do coco de trupé. O trupé consiste em uma rápida e forte batida dos pés no chão com tamancos de madeira, usados, inovadoramente, como instrumentos percussivos. O samba e os folguedos de roda são manifestações muito presentes na dança e na música do grupo, marcados pelo triângulo, pandeiro, surdo e ganzá, que dão tônus ao ritmo.

Teatro Florilégio, dia 17 de setembro, sábado, às 19h

Um espetáculo que parte do território do real, ancestral e dos sonhos, em um espaço/tempo que nos aproxima de pessoas e histórias. Entre poesias, músicas, danças, lutas, mas também entre encontros e desencontros próprios de nosso tempo, transita por narrativas que envolvem a construção de uma comunidade, em torno dos sentidos do esperançar, inspiração vinda do educador Paulo Freire.

Literatura, dia 17 de setembro, sábado, às 15h

O escritor e músico Cristino Wapichanaonvida convida o público a conhecer, por meio de uma narrativa lírica, as histórias de seus mais recentes livros, Tomoromu: a árvore
do mundo
 e Chuva Gente!, baseadas nos mitos de seus ancestrais, o povo indígena Wapichana.

Vivência/Meio ambiente Reencontrando as águas,  dia 17 de setembro, sábado, das 16h às 17h30.

Convida o público a refletir sobre o uso da água enquanto recurso natural e elemento fundamental para a vida. Caminhando pelas alamedas do Sesc Itaquera, a atividade busca sensibilizar sobre uso e conservação da água, a partir das relações culturais, simbólicas e espirituais desse elemento com os povos tradicionais brasileiros. Com Poliniza Ações para Sustentabilidade. Não recomendado para menores de 10 anos.

Trilha Ecológica da Samambaiaçu, 17 de setembro, sábado, das 10h às 11h30 e das 17h30 às 19h. 

Uma vivência ambiental que aborda como os povos tradicionais interagem com a floresta e a fauna que nela vivem. O grupo vai percorrer uma trilha natural da Mata Atlântica em regeneração, na unidade. Gratuito. Inscrições: 30 minutos antes do início da atividade, na sede social.

Quintal Medicinal, 17 de setembro, sábado, das 10h às 11h30

Uma oficina sobre o cultivo e uso de ervas. Denise Luiz partilha espécies de plantas de fácil cultivo, para estimular a ter um quintal medicinal em casa. Também apresenta a prática da Garrafada Tradicional, composta por ervas e raízes populares que servem no combate a males gerais. Finaliza com uma caminhada no Sesc Itaquera para reconhecimento das ervas e seus usos.

Denise é erveira naturalista, nascida num quintal medicinal na cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, onde desde menina aprendeu com a avó paterna os benefícios e segredos das plantas para a saúde da família. Retirada de ingressos 30 minutos antes na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Esporte e atividade física aula aberta de capoeira, 18 de setembro,  domingo, às 11h

Representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.

Aproveitem!

Criado em 16/09/22

Primavera Periférica

Recomendado: a partir de 5 anos

Quando: Já foi

Horários: Depende da atração, verifique a idade recomendada da atividade.

Preços: Gratuito

Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74