Da Redação

Criado em 28/07/22

Fotos: Reprodução / Divulgação

Cada um no seu! Por que é importante incentivar as crianças a dormirem nos seus quartos

Compartilhe

Criança não vem com manual. É a frase que se repete por aí. Mas, mesmo assim, certos comportamentos, o bom senso dos pais já acusa que não são legais e um deles é permitir que os filhos durma rotineiramente em seus quartos.

De acordo com psicólogos e especialistas no assunto, deixar as crianças dormirem com seus pais, ao invés de incentivá-las a dormirem em seus próprios quartos, é prejudicial tanto para os pais quanto para os filhos.

Leia mais: Cada momento da vida, conta! 5 dicas para você deixar seu filho ser criança

Aqui vão alguns pontos a serem considerados:

  1. Quando a criança não dorme sozinha, a autonomia não se desenvolve de acordo com sua idade;
  2. Na tentativa de agradar a criança, os pais que permitem que os filhos passem a noite em suas camas, estão postergando ‘enfrentamentos’, ou seja, no futuro sempre que surgir uma situação na qual ela tenha medo, será difícil encontrar coragem para encarar,
  3. O quarto é o espaço de intimidade apenas do casal, o lugar certo para conversas e para o sexo. A presença constante dos filhos traz como consequência o distanciamento emocional e físico dos pais.

Como fazer a criança querer dormir em seu quarto?

Uma dica que costuma funcionar é convidar a criança para participar da montagem do seu quarto. Assim, ela vai entender que aquele é seu espaço, é onde vai poder convidar os melhores amiguinhos para virem brincar, passar momentos felizes, sozinha ou com irmãos, enfim, um espaço dela onde ela vai se divertir. Para isso, deixe-a escolher os personagens que mais gosta para fazer parte da decoração.

Outra ideia é instalar nichos nas paredes e também prateleiras nas quais ela poderá guardar e organizar os brinquedos preferidos.

Converse com a criança, mostrando a ela o quanto ela é corajosa por ficar no seu quartinho, mas que, qualquer dificuldade que ela tenha, além de ser super normal, como o medo do escuro (uma das mais comuns), que ela pode chamar pelos pais e vocês estarão lá para protegê-la.

Geralmente, as crianças têm mais problemas em dormirem sozinhas até os 6 anos de idade. Depois, fica mais fácil. Após o desmame, fase em que muitas mães precisam amamentar de madrugada, a criança já começa a ficar pronta para dormir em sua caminha ou bercinho sozinha.

Leia mais: Chega de aperto! Confira 5 dicas para aproveitar melhor o espaço no quarto das crianças

Quartos para todos os gostos

Cada fase da criança tem uma necessidade diferente e ela também terá novas preferências. Os quartos sob medida podem ser uma solução ótima. Em algum momento, podem entrar no espaço uma parede com aqueles tipos de tinta que imitam uma lousa onde os menores adoram desenhar com giz.

“Piscou, eles crescem”. Para os maiorzinhos, a necessidade de bancadas que permitam um espaço silecioso e organizado para estudar vai ser muito bom. Para qualquer uma destas fases e preferências, os móveis da Luky Luky são capazes de resolver, vale conferir.

No mais, a única ‘receita’ que não falha na educação dos filhos contém os ingredientes universais da paciência, da sabedoria em impor limites e do amor!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 28/07/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74