Reprodução
Santos Dumont é o homenageado da vez no Museu da Imagem e do Som (MIS), com a exposição “1932: Revolução, Constituição e Cidadania – A força de um ideal”, uma homenagem à memória do brasileiro conhecido como “o pai da aviação” e um dos maiores nomes da história do país. A atração segue até 11 de setembro.
faça aqui sua inscriçãoLeia mais: Cultura oriental! Exposição Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses inaugura no Museu da Imigração!
Considerado o primeiro grande levante contra o Governo de Getúlio Vargas e o último conflito armado de grandes proporções em território brasileiro, a Revolução Constitucionalista de 1932 é o tema da exposição “1932: Revolução, Constituição e Cidadania – A força de um ideal”.
A mostra está em cartaz no MIS até o dia 11 de setembro e os ingressos, gratuitos, devem ser reservados pelo site.
faça aqui sua inscriçãoA exposição foi desenhada e concebida para ser imersiva e contemplativa, com peças e cenários recriados a partir de pesquisas e fotos, que ilustram de forma didática o panorama brasileiro e mundial na década de 30, ao transportar o visitante para os 90 dias da revolução.
Além de conferir itens históricos originais, fotografias, instalações e textos que elucidam questões da época, o visitante terá a oportunidade de vivenciar tudo o que ocasionou o conflito até seus desdobramentos históricos, tecnológicos e políticos gerados pelo movimento Constitucionalista – o objetivo da exposição é tornar o assunto mais acessível para o público.
faça aqui sua inscrição“O ano de 1932 faz parte da luta pela liberdade e pela democracia”, afirma a curadoria.
Há algo que aproxima o inventor do avião e a Revolução de 1932. Com 59 anos e a saúde bastante debilitada, Santos Dumont entrou em depressão ao ver sua invenção sendo usada por Getúlio Vargas para bombardear cidades paulistas que se levantaram contra o governo federal durante o conflito armado.
Em uma conversa por telefone com um amigo de São Paulo, Santos Dumont teria dito: “Meu Deus, meu Deus! Não haverá meio de evitar derramamento de sangue de irmãos? Por que fiz eu esta invenção que, em vez de concorrer para o amor entre os homens, se transformou numa arma maldita de guerra?
Horrorizam-me esses aeroplanos que estão sempre pairando sobre Santos”, e suicidou-se no dia 23 de julho de 1932, no Grand Hôtel La Plage de Guarujá, após as notícias do bombardeio efetuado na capital paulista.
faça aqui sua inscriçãoA instalação produzida pelo MIS vai retratar como Santos Dumont sai de cena e entra para a história, com um jogo especial de iluminação, além da reprodução da notória frase em que lamenta o uso de sua invenção para a guerra.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: das 11h às 19h
Preços: Gratuito
Observações: Reservar ingressos gratuitos pelo site
Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158, Jardim Europa - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 2117-4777
site: mis-sp.org.br/
Facilidades:
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: das 11h às 19h
Preços: Gratuito
Observações: Reservar ingressos gratuitos pelo site
Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158, Jardim Europa - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 2117-4777
site: mis-sp.org.br/
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
03/12 a 07/12
Hoje tem
Gratuito
13/08 a 14/12
12/10
26/10
28/11 a 28/12
19/10
01/10 a 31/10
04/10, 18/10, 19/10, 25/10, 26/10, 02/11
Hoje tem
Gratuito
27/08 a 03/11
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 27/07/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74