Que tal um dia na natureza? A maior ação de valorização de parques e reservas, as chamadas Unidades de Conservação, acontece em todo Brasil no dia 24 de julho, domingo, e traz uma programação especial com o objetivo de despertar o interesse pelas áreas naturais protegidas no país.
Desde 2018, a campanha Um Dia No Parque incentiva as pessoas a terem um contato mais próximo com a natureza. Para isso, as Unidades de Conservação (UC) prepararam uma programação especial.
Moradores do interior, litoral e região metropolitana do estado de São Paulo podem se divertir com a programação especial para os amantes da natureza e para aqueles que querem apenas curtir um momento de lazer ao ar livre. As atividades são direcionadas a todos os públicos.
A prefeitura de São Paulo aderiu à campanha com força total e quem está na capital pode participar de atividades em 15 parques municipais, como trilha no Parque Aclimação, caça ao tesouro no Parque Raul Seixas e palestra sobre arborização urbana e oficina de eco bijoux no parque Barragem de Guarapiranga.
No Parque M’boi Mirim, haverá dança afro com o grupo afro mix. Também haverá trilha monitorada com exposição de aspectos históricos no Parque Cantareira.
Além das UCs Municipais, um dos destaques da selva de pedras é a RPPN Curucutu, com trilhas para observação de aves, brincadeiras para crianças e oficina de arte.
No litoral os visitantes podem curtir vista de mirantes, após caminhadas, trilhas de aventura, canoagem, mutirão de limpeza, retirada de coral-sol com apoio de condutores ou observação de baleias e golfinhos no Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes.
Já no interior, em São Carlos, na UFSCar, o Cerrado é tema de caminhada que dura aproximadamente 4 horas, com paradas em postos relevantes para observação e discussão.
Nas duas últimas edições, por causa da pandemia do coronavírus, a programação foi on-line. Neste ano, o evento volta a ser 100% presencial, convidando a todos para atividades e eventos ao ar livre. A cada edição cresce o número de UCs cadastradas.
Para Angela Kuczach, Diretora Executiva da Rede Pró UC e idealizadora do Um Dia No Parque, a ação é uma oportunidade de conectar as pessoas às nossas áreas protegidas.
Pela página da ação na internet, os visitantes podem pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros. Também dá para ficar por dentro da programação de atividades nas redes sociais do Um Dia No Parque.
Um Dia no Parque
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: Depende das atrações em cada Unidade de Conservação
Preços: Gratuito