Por João Malafaia
Criado em 12/07/22
Reprodução\ ABPF
Alguém aí gosta de passeios de trem? Então se liga nessa ótima notícia! Está previsto para dezembro o fim das obras de reestruturação e reforma do “Trem Turístico da Revolução de 1932“, entre Cruzeiro, no interior de São Paulo, e Passa Quatro, em Minas Gerais.
O trecho faz parte da restauração e recuperação da ferrovia que passa pelo Túnel da Mantiqueira, onde as tropas paulistas montaram um dos mais duros focos de resistência ao avanço dos federais na Revolução Constitucionalista de 1932.
A recuperação dos trilhos teve início em agosto de 2019 e a entrega do projeto concluído era prevista para o ano de 2020, mas a pandemia atrasou os planos. O trecho vai se integrar ao passeio de trem já existente na Serra da Mantiqueira, que sai de Passa Quatro.
Leia mais: Píuííí! Confira 9 passeios de trem “Maria Fumaça” para levar as crianças em SP
O caminho do Trem Turístico da Revolução de 1932 são cheios de história. Afinal, o local foi um verdadeiro cenário de guerra durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Para a reinauguração, foi preciso desenterrar cerca de 300 metros de trilho, um trabalho completamente manual, a fim de evitar mais danos à linha.
O Túnel da Mantiqueira, trecho que precisou de mais reformas e com quase um quilômetro de extensão, foi um dos principais palcos da batalha travada entre o estado de São Paulo e o governo do então presidente Getúlio Vargas.
Por ligar os estados de São Paulo e Minas Gerais, o túnel era um dos pontos mais estratégicos durante os combates e chegou a ser bloqueado por uma locomotiva no lado paulista, evitando o envio de tropas e mantimentos. Diante disso, o túnel, é um dos principais pontos do roteiro turístico que o passeio de trem vai contemplar.
Leia mais: Um retorno ao passado! Passeio de Maria Fumaça em Campos do Jordão está de volta a todo vapor!
A estrada de ferro ficou abandonada durante três décadas e os dormentes de madeira apodreceram. Na área urbana, os trilhos foram enterrados por obras ou encobertos pelo asfalto das ligações viárias.
Até agora, foram instalados cerca de 8 mil dormentes, todos de maneira manual, dos quais 3 mil foram doados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Também estão sendo restauradas a locomotiva Maria Fumaça nº 522, que vai puxar vagões com turistas, e uma outra locomotiva a diesel, como alternativa à movida a vapor.
A recuperação da ferrovia que passa pelo Túnel da Mantiqueira, importante marco da guerra paulista, está sendo feita pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), quase toda com recursos próprios. Até o momento, 4,5 de 32 quilômetros já foram restaurados.
O trabalho também é apoiado pela prefeitura, que investe na reurbanização da região onde fica a ferrovia e na reforma da estação.
Ainda não há informações sobre preços e horários, apenas que a cobrança de tarifa deve custear o serviço operacional.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 12/07/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74