Por Camila Miguel

Criado em 31/05/22

Fotos: Reprodução / Divulgação

Hepatite misteriosa em crianças: quais são os sintomas de alerta para os pais

Compartilhe

Para você que é mãe ou pai, calma! A hepatite misteriosa, como o próprio nome já diz, ainda intriga a comunidade científica mundial e tem sua origem desconhecida.

Apesar de ainda não se saber a causa, médicos já listaram alguns sintomas comuns para os pais ficarem de olho na doença que tem atingido principalmente os menores de 5 anos. 

O problema é recente e existe a suspeita de que pode ter relação com o coronavírus e o adenovírus, pois a doença não é ocasionada por nenhum outro vírus conhecido da hepatite. No Brasil, já temos mais de 60 casos suspeitos do problema. No mundo todo, esse número passa de 600. 

Leia mais: A vacinação está em dia? Veja quais vacinas estão disponíveis para crianças na cidade de São Paulo

Sintomas

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido listou os sintomas observados nas crianças acometidas pela doença, são eles:

  • Febre;
  • Icterícia (pele amarelada);
  • Convulsões;
  • Perda de consciência;
  • Urina escura ou fezes claras;
  • Dores nas articulações e nos músculos;
  • Náuseas, vômitos ou dor abdominal;
  • Perda de apetite,
  • Prurido (coceira na pele sem razão aparente).

“Não há motivos para alarde. É natural ter medo… Mas os pais devem ficar atentos aos seguintes sintomas: vômitos e diarreia por vários dias, pele e olhos amarelados. Urina escura, fezes esbranquiçadas, sangramento ao escovar os dentes e irritabilidade. Nesse caso, não perca tempo, leve a criança ao médico”, afirma o doutor Dráuzio Varella em entrevista para o Fantástico.

Sobre a hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado causada por infecções, intoxicação por medicamentos ou drogas, e a viral. Cerca de 70% das crianças com essa hepatite de causa desconhecida apresentam testes positivos para a infecção por adenovírus. 

Todos os casos suspeitos de hepatite misteriosa no Brasil são acompanhados em uma sala em Brasília. A maioria dos pacientes está na faixa etária de até dois anos. São Paulo é o estado que concentra o maior número de casos suspeitos. Como ainda não há confirmação diagnóstica, todos são mantidos sob sigilo.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 31/05/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74