A gente sabe que inclusão e representatividade são assuntos que são cada vez mais falados e discutidos hoje em dia. E não é para menos, afinal, todos merecem ser representados e terem suas vozes ouvidas, principalmente as minorias sociais que sempre viveram às margens da sociedade.
Pensando nisso, e sempre aumentando o catálogo de personagens inclusivos, a Maurício de Sousa Produções apresentou no dia 1º de maio a Sueli, uma menina de 9 anos com deficiência auditiva.
A estreia da personagem aconteceu durante a 24ª Surdolimpíada de Verão, realizada em Caxias do Sul (RS). A personagem Sueli é uma menina de 9 anos apaixonada por esportes e que, com o papel de enfatizar a importância da inclusão nos quadrinhos, se comunicará em Libras (Língua Brasileira de Sinais) com a turminha.
O desenvolvimento da personagem, cabe ressaltar, foi feito pela MSP em parceria com a Derdic, instituição mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC-SP, e a organização da Surdolimpíadas.
Colocar Sueli no mundo da Turma da Mônica já era um sonho de Maurício de Sousa, e agora ele se junta a uma lista sempre em expansão de personagens da turminha com algum tipo de deficiência, como Luca, Dorinha, Tati e André.