Por Daya Lima

Criado em 01/04/22

Fotos: Reprodução / Divulgação

Infância vintage: relembre 7 brincadeiras de rua para ensinar e brincar com seus filhos

Compartilhe

Brincar com os amigos é uma delícia! Juntar a turma toda para fazer um esconde esconde, pique bandeira, soltar pipa… tudo isso lembra uma infância muito gostosa e cheia de brincadeiras de rua! Por mais que hoje em dia as crianças brinquem entre si, muitas das brincadeiras que marcaram as nossas infâncias não fazem parte da geração delas!

Pensando nisso, separamos 7 brincadeiras super divertidas e fáceis para você relembrar, ensinar aos seus filhos e se divertir aos montes!

  1. Esconde Esconde
    Começamos com a brincadeira de rua mais clássica: esconde esconde. Para fazer, é preciso escolher um local grande, preferencialmente uma chácara ou o quintal de casa.
    As crianças devem tirar 2 ou 1, quem perder deve iniciar a contagem a ser definida – até 20, 30, 50, etc. Enquanto isso, as outras se escondem. Na hora de procurar, quem for achado deve ser anunciado no local da contagem: “1,2,3 João pego”, por exemplo.
    Por outro lado, quem conseguir sair do esconderijo também pode ir ao local da contagem e se anunciar como salvo. Depois que todos são revelados, o próximo a contar será aquele que foi pego primeiro.
  2. Polícia e Ladrão
    Separe os pequenos em dois grupos: o primeiro é formado por policiais e o outro por ladrões. A brincadeira consiste na captura de todos os ladrões, que podem correr e até se esconder para que não sejam capturados. Quem for pego fica na prisão, sendo vigiado por alguns policiais, esperando algum ladrão ir ajudar! A brincadeira acaba quando todos os ladrões são capturados!
  3. Pular elástico
    O ideal é ter pelo menos três pessoas para fazer esta brincadeira. Duas irão segurar o elástico com as pernas e a terceira vai pular. Existem várias formas de pular, mas a mais básica, que a Patrícia Marinho lembra da infância é:
    Quem for pular deve se posicionar no meio do elástico, do lado de fora. Depois é preciso pular com os dois pés dentro do elástico. Em seguida você pula para cima para cair com cada pé em um dos lados do elástico. Daí você pula com os pés para fora de forma que cada um fica em um dos lados do elásticos. Finalmente a pessoa vira e pula para sair, deixando o elástico voltar para o seu lugar.
  4. Queimada
    A queimada é um jogo tradicional e considerado até um tipo de esporte.
    Nesse jogo, as crianças devem ser separadas em dois grupos. Faça uma linha no meio do campo e duas linhas ao final das metades, ambas com o mesmo espaço.
    Um time começa com a bola e deve acertá-la em alguma parte do corpo dos adversários. Quem for queimado, vai para a linha detrás do campo rival. Assim, a pessoa pode pegar a bola caso ela ultrapasse essa linha e tentar queimar quem estiver no campo. O time vencedor é aquele que queimar todos os membros da equipe adversária.
  5. Bobinho
    Pegue uma bola simples e reúna as crianças em uma roda. Faça o sorteio para definir quem será o bobinho, que deve ficar no meio do círculo. O objetivo é pegar a bola e, quem perdeu, vira o novo bobinho. Uma boa atividade recreativa para esquentar o corpo.
  6. Pega Pega
    As crianças devem se reunir em um grupo. Por meio de sorteio, é definido o pegador, que deve correr atrás dos outros. Quem for pego primeiro se torna o pegador e assim a brincadeira segue. Quem não for pego em nenhuma etapa pode até ganhar um prêmio.
  7. Taco
    Taco ou Bets é outra brincadeira de rua antiga que faz muito sucesso até hoje. Consiste em duas duplas: uma deve proteger a cela com o taco rebatendo a bola que deve ser arremessada pelos adversários.
    O objetivo do jogo é cruzar os tacos de acordo com uma quantidade de vezes definida. Quem consegue derrubar a cela (que pode ser uma garrafa ou outros objetos) ganha a posse do taco.

Quem sabe eles não ensinam essas brincadeiras aos amigos deles, e mantêm viva a tradição das brincadeiras de rua? Ia ser demais!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 01/04/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74