Por Priscilla Negrão
Criado em 01/07/22
Foto: Divulgação / Pixabay
Como dividir um quarto pequeno para menina e menino? Eles podem dividir o mesmo quarto? Essas questões certamente vão aparecer em algum momento na vida dos papais e mamães com mais de uma criança.
Bem, assim como em todas as situações, nestas, também há prós e contras. Portanto, não há resposta certa.
Existe a melhor solução para cada família.
Geralmente, pais que puderam compartilhar quartos com seus irmãos quando eram crianças, costumam aderir à esta ideia. Conta como ponto positivo o aumento do vínculo entre irmãos, a segurança transmitida por um irmão mais velho ao caçula que poderia ter medo de ficar sozinho no escuro e, claro, as bagunças noturnas.
Por aqui, optei por deixar os dois dormindo junto, menino e menina, 4 anos de diferença de idade, até os 11 anos do mais velho, no mesmo quarto.
Este ano, quando o mais velho estava prestes a completar 12 anos, optei por separar os quartos, e não foi fácil para mim – eles tiraram de letra!
Leia mais: Soul TV: o streaming brasileiro que permite interagir com os amigos
Por outro lado, se os filhos tiverem uma diferença de idade muito grande, um na adolescência e outro na infância, ou se for menino e menina, os pais vão precisar de mais criatividade ao atender os gostos de cada um, caso seja realmente necessário compartilharem o mesmo quarto. Nesse caso, uma solução bacana é dividir o espaço em que cada um pode decorar como quiser.
Outro fator que pode pesar contra o quarto compartilhado é horário. Se cada um frequentar a escola em horários diferentes, esse ‘fuso horário’ pode gerar desgaste, por exemplo.
Além disso, se um quer dormir e o outro quer ficar com a luz acesa até mais tarde, esse tipo de conflito precisa ser mediado com regras a fim de não prejudicar nem quem precisa acordar mais cedo, nem quem pode ficar até um pouco mais tarde na cama.
Para os pais que definirem que o quarto será compartilhado, vale saber que dividir o espaço é sempre bacana quando o assunto é o aprendizado. Compreender, desde cedo, que nem sempre tudo será só para si é uma ótima lição de vida, não é mesmo?
Sem falar nas histórias para serem contadas quando as luzes se apagam… irmãos mais velhos que nunca aproveitaram esta chance para assustar os menores perderam parte da diversão.
Até porque quem carrega consigo boas histórias da infância para a vida adulta, carrega memórias que valem tesouros!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 01/07/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74