De 22 a 27 de março, diferentes temáticas integram o ciclo de palestras “Saberes do Cuidar”, no Sesc Campo Limpo: saneamento básico, creches e escolas para as crianças, desafios das políticas públicas para a primeira infância no ensino público, hortas escolares e outras práticas relacionadas ao contato com a natureza. Além disso, serão abordados os avanços e desafios a partir da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira.
Ana e Luciana Dias iniciam os trabalhos tratando da luta e as conquistas de creches na Zona Sul, no dia 22, terça, às 18 horas, falando da reivindicação por políticas públicas a partir da existência do Clube das Mães, na palestra “A Luta e as Conquistas de Creches na Zona Sul”.
No dia 23, quarta, às 18 horas, o tema é “Gestão Democrática”: Shirley do Carmo e Katia Alves discutem a importância da educação de qualidade na primeira infância. Escolas são imprescindíveis para o desenvolvimento integral da criança, portanto, a gestão e a organização desses espaços são fundamentais.
João Kleber e Núbia Amorim debatem na quinta, dia 24, às 18 horas, a importância de os pequenos terem contato precoce com questões de sustentabilidade, mesmo que diferentes contextos sociais possam limitar e restringir o aprendizado, no encontro “Primeira Infância e Sustentabilidade”. Os dois apontam a importância de iniciativas como hortas escolares e outras práticas, para além do modelo educacional tradicional.
“Educação Antirracista na Primeira Infância” é o recorte da conversa na sexta, 25 de março, às 19 horas, com Silmara Silva e Silva Tavares. A inclusão no currículo oficial da rede de ensino o tema História e cultura Afro-brasileira, por meio da Lei 10.639 de 2003, combatendo o racismo e reconhecendo a importância da população negra e indígena na construção do nosso país estará na mesa. Ao tratar do assunto na primeira infância, há o reconhecimento e a importância das diferentes identidades em formação.
No sábado, dia 26, às 16 horas, a oficina de “Boneca Abayomi” – de tecido negro, sem cola, sem costura, sem olhos, sem estrutura interna e sem detalhes – é um convite para que cuidadores e cuidadoras da primeira infância se aproximem de novas possibilidades para contar a própria infância, a partir do brincar.
No domingo, dia 27, às 11 horas, Marcia Gobbi e Alexandra Oliveira tratam do tema “Primeira Infância e o Direito à Cidade” sobre espaços da cidade e a maneira como eles podem servir aos encontros não formais e lúdicos entre crianças, desenvolvendo relações sociais de convívio e pertencimento, criando sentido e qualidade de vida para elas.
"Educação na Primeira Infância", palestras no Sesc Campo Limpo
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: Depende da palestra escolhida | vide programação
Preços: Gratuito