Por Renata Bardelli
Criado em 07/03/22
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal
Nada como começar a semana nos inspirando em histórias como a de Miro Tsai, de apenas 5 anos. No ano passado, ele descobriu 15 asteroides e foi homenageado pelo governo brasileiro e de São Paulo até pela NASA. Muito bacana, não é? “Quero salvar o planeta de outra extinção como a dos dinossauros”, disse o pequeno gênio.
Ele é reconhecidamente o astrônomo mirim mais jovem do mundo, posição até então ocupada por outra brasileirinha, Nicole Oliveira, a Nicolinha, de 8 anos.
Carla conta que, durante a fase inicial da pandemia de Covid-19, quando não podia ir à escola e passava todo o tempo em casa, Miro assistiu ao documentário Cosmos, de Carl Sagan, e sabia explicar direitinho sobre os buracos de minhoca, os buracos negros, a matéria escura e outros conceitos.
Miro também gosta muito de matemática e tem uma grande curiosidade sobre como as coisas funcionam. “Ele quer saber de tudo”, diz a mãe, “desde o corpo humano, passando pela biologia dos répteis, botânica, até computadores e robôs, por exemplo”.
Carla ficou sabendo do programa International Space Apps Challenge, da Nasa, “o maior hackathon do mundo”, que incentiva milhares de cidadãos em todo o planeta a usar os dados abertos da agência para criar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na Terra e no espaço.
Ela perguntou ao filho se ele gostaria de participar do desafio, que topou de imediato. O resultado? Miro se tornou a pessoa mais jovem do mundo a ter um projeto aprovado nesse hackathon, sendo, inclusive, homenageado no Instagram do programa, uma das redes sociais oficiais da Nasa.
Miro ficou muito feliz com sua participação, mas, o que ele mais gostou mesmo foi quando surgiu a oportunidade de ingressar no programa Caça-Asteroides 2021.
Realizado pelo International Astronomical Search Collaboration (IASC – Programa de Colaboração de Pesquisa Astronômica Internacional, em tradução livre), em parceria com a Nasa e o Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System (Pan-STARRS, que tem por objetivo mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam apresentar risco de colisão com a Terra), o projeto, no Brasil, acontece por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Conheça mais sobre a história de Miro Tsai.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 07/03/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74