Dra. Talita Cordeschi Correa
Criado em 05/03/22
Rápido, indolor e eficaz, o exame permite um diagnóstico mais preciso e abrangente, feito a partir da análise do DNA do bebê. Centenas de condições genéticas, desde as endócrinas, metabólicas, condições de manifestações renais, pulmonares, neurológicas, dentre muitas outras, podem ser detectadas e precocemente diagnosticadas aumentando as chances de serem tratadas corretamente já nos primeiros dias de vida. “A celeridade e precisão do teste genético da bochechinha garantem diagnóstico rápido e correto possibilitando acompanhamento clínico individualizado e mais assertivo”, explica a médica pediatra do Grupo Sabin em São José dos Campos, Dra. Talita Cordeschi Correa.
A especialista observa ainda que mesmo sendo considerado mais abrangente, ele não exclui os outros exames fundamentais das triagens neonatais. Os testes do pezinho, do olhinho, da orelhinha e do coraçãozinho, se complementam e permitem a identificação de condições clínicas que podem ter sua evolução modificada com o diagnóstico precoce. “Os exames da triagem neonatal são essenciais para reduzir ou evitar sequelas e até mesmo o óbito precoce. É um cuidado importante na vida do bebê e pode ser decisivo para o acompanhamento do desenvolvimento e saúde da criança.” detalha Cordeschi.
O teste genético da bochechinha do Grupo Sabin permite análise de mais de 380 genes a partir do DNA dos pequeninos, onde estão armazenadas informações genéticas transmitidas dos pais para os filhos. “O exame é rápido e não causa desconforto ao bebê. Com um cotonete coletamos material da parte interna da bochecha, onde coletamos a amostra, que é encaminhada ao laboratório. Se houver resultado indicando elevado risco clínico, é importante assegurar que bebê seja acompanhado por um especialista, para a interpretação correta dos resultados e tratamento adequado”, conclui.
Para garantir a comodidade e conforto à toda família, o exame pode ser feito em casa, com ou diretamente nas unidades do Grupo Sabin com agendamento prévio. Não há exigência de pedido médico, e pode ser feito no primeiro dia de vida. Outro fator positivo é a agilidade na entrega dos resultados, com laudo pronto em até 15 dias úteis.
Sobre Dra. Talita Cordeschi Correa:
Médica endocrinologista pediatra do Grupo Sabin em São José dos Campos.
Sobre Dra. Talita Cordeschi Correa:
Médica endocrinologista pediatra do Grupo Sabin em São José dos Campos.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 05/03/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74