Por Renata Bardelli

Criado em 16/02/22

Fotos: Reprodução / Divulgação

Covid-19: Fiocruz aprova primeiro lote de vacina 100% brasileira

Compartilhe

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou o primeiro lote da vacina contra a Covid-19 feita 100% no país. Fabricado em parceria com a AstraZeneca, o imunizante será entregue ao Ministério da Saúde (MS) para ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aprovação de qualidade ocorreu na última segunda feira (14), mas a informação só foi divulgada na terça-feira (15).

“O primeiro lote de vacinas Covid-19 Fiocruz 100% nacionais foi liberado pelo controle de qualidade nesta segunda-feira. A Fiocruz vem alinhando junto ao Ministério da Saúde a agenda dessa entrega, segundo a demanda da pasta. Outras informações sobre a vacina nacional serão divulgadas em breve”, informou a fundação em nota.

Leia mais: São Paulo ultrapassa 1 milhão de crianças vacinadas contra Covid-19

Leia mais: Poupatempo disponibiliza carteira digital de vacinação da Covid-19 para crianças

Leia mais: Vacina do Covid-19 não causou parada cardíaca: criança de Lençóis tinha doença congênita rara, está estável e consciente

O imunizante é resultado de contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Os primeiros lotes produzidos no Brasil pela fundação usaram ingrediente farmacêutico ativo (IFA) – principal insumo do imunizante – enviado pela China.

A necessidade de adquirir o IFA na China fez com que a entrega de imunizantes da AstraZeneca pela Fiocruz sofresse atrasos no ano passado. Essa situação mostrou a importância de se concretizar a capacidade de produção do ingrediente no Brasil.

O MS ainda não se pronunciou sobre o recebimento do primeiro lote 100% nacional nem a quantidade de vacinas que será entregue.

Para os adolescentes

Brasil recebeu na madrugada desta quarta-feira (16) mais 1,4 milhão de doses de vacinas Covid-19 da Pfizer. O lote é destinado ao público-alvo acima de 12 anos e será distribuído pelo Ministério da Saúde (MS) aos estados e ao Distrito Federal nos próximos dias.

Os imunizantes produzidos pela farmacêutica norte-americana chegaram ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e passarão por rígido controle de qualidade antes de serem enviados às unidades federativas.

Desde o início da campanha de vacinação, mais de 376 milhões de vacinas já foram aplicadas nos braços dos brasileiros.

Das mais de 431 milhões de vacinas distribuídas na maior campanha de vacinação da história do Brasil, cerca de 190 milhões de doses são da Pfizer.

Fonte: Agência Brasil

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 16/02/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74