O Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues do Jardim Botânico de São Paulo reabriu no último sábado, dia 22 de janeiro, às 10 horas, após dois anos de reformas. O Museu Botânico tem como proposta permitir que o visitante percorra a trajetória da história da botânica no Brasil, enfatizando a importância da pesquisa e da preservação de espécies ameaçadas, bem como de toda a biodiversidade, por meio da educação ambiental. O museu funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h e o ingresso custa R$10,00. Crianças de até 4 anos não pagam.
Ao todo, são cinco salas que montam o museu. A primeira sala fala sobre a história da botânica no Brasil. Na segunda sala, são expostas várias ilustrações de plantas que mostram as espécies em todos os seus detalhes.
Já na terceira sala, os visitantes podem conhecer mais da criação do Jardim Botânico. A quarta sala ajuda a compreender melhor as diferentes áreas de pesquisa que envolvem o estudo da botânica. A última sala fala sobre a diversidade do Cerrado e da Mata Atlântica, biomas brasileiros.
O espaço do museu conta ainda com um educador para mediar e orientar a visitação, além de esclarecer dúvidas sobre os conteúdos expostos.
Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana - Atração fixa
Horários: 10h às 16h
Preços: Ingresso R$10. - Crianças até 4 anos não pagam.