Da Redação

Criado em 20/01/22

Fotos: Reprodução / Divulgação

Vacina do Covid-19 não causou parada cardíaca: criança de Lençóis tinha doença congênita rara, está estável e consciente

Compartilhe

Após a análise de mais de 10 especialistas, o governo do estado de São Paulo informou na tarde de hoje (20/01) que o Centro de Vigilância Epidemiológica concluiu não existir relação entre a vacinação contra a covid-19 e a parada cardíaca que sofreu uma criança de dez anos após ser imunizada na cidade de Lençóis Paulista (SP).

Os especialistas concluíram que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico. A criança está viva, estável e consciente.

“O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde informa que concluiu nesta quinta-feira (20) a investigação que descartou o evento adverso pós-vacinação na criança de dez anos do município de Lençóis Paulista. Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado”, diz a nota do governo.

O renomado pediatra Daniel Becker do Pediatria Integral explicou o caso:

“Muita gente estava apavorada com a história da menina de 10 anos que desmaiou, e foi atendida com uma suposta parada cardíaca 12 horas após ser vacinada corretamente com a Pfizer em Lençóis Paulista. O problema não foi causado pela vacina.

A criança tem uma síndrome bem conhecida em cardiologia, chamada Wolff-Parkinson-White, que provoca arritmias cardíacas graves, em especial taquicardias muito intensas. O coração bate tão rápido que a pressão sanguínea cai rapidamente, o que pode gerar síncopes (desmaios) e até morte súbita. Felizmente não foi o caso da menina, que está bem. E o melhor: uma vez descoberta a doença, ela pode ser tratada e com isso evitar problemas piores.

Como vocês veem, nosso sistema de vigilância funcionou. Uma vez ocorrida a suspeita, o caso foi investigado pelas autoridades públicas e especialistas, e rapidamente foi afastada a relação causal com a vacina. Tudo feito com seriedade, seriedade, ciência e transparência.

Viva o SUS! Confie na vacina, que é segura e eficaz. Assista o video que vou postar mais tarde para entender a questão dos efeitos adversos, porque muitas histórias assim vão surgir, agora que estamos vacinando milhões de crianças.

E vamos comemorar a aprovação da Coronavac pela ANVISA, que vai permitir que vacinemos todas as nossas crianças de 5 a 11 anos rapidamente, com vacinas confiáveis, seguras e efetivas para protegê-las. E uma vantagem adicional: os que tem medo da Pfizer, compreensível por causa do bombardeio feroz e cruel de mentiras e teorias conspiratórias dos antivacinas e grupos de extrema direita ligados ao presidente (!), confiam mais na Coronavac. Com isso, teremos menos rejeição e melhor cobertura”, afirmou o pediatra Daniel Becker.

O pediatra postou também esta nota em seu instagram explicando que “não há relato na literatura médica de reação vacinal como gatilho para arritimia em pessoas com seindrome de Wolf”.

Confira as notas da CVE divulgadas com o caso:

Vacinação será retomada na cidade

A Secretaria de Estado da Saúde reforçou a importância da vacinação e reafirmou que todas os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguros e eficazes.

Ontem, a prefeitura municipal de Lençóis Paulista (SP) divulgou nota oficial no início da noite  informando que havia suspendido por sete dias a vacinação infantil em razão de uma criança de dez anos ter sofrido uma parada cardíaca 12 horas após ser vacinada contra a covid-19 na cidade.

A vacinação será retomada normalmente na cidade de Lençóis Paulista, conforme cronograma abaixo:

  • INFANTIL: A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos segue por agendamento através da Central Saúde (0800 2691 120) até à segunda-feira. Na terça-feira, 25 de janeiro, a imunização será retomada por livre demanda no ESF da Maria Cristina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
  • ADULTO: A aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose de pessoas com 12 anos ou mais segue de segunda a sexta-feira, na Central de Vacinação do Espaço Cultural, das 16h30 às 20h. Quem não conseguir se vacinar no Espaço Cultural, pode procurar o ESF da Maria Cristina, das 8h às 15h, para receber a dose da vacina contra Covid-19.
Com informações da Agência Brasil, SP Notícias e Prefeitura de Lençóis Paulista.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 20/01/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74