Por Priscilla Negrão

Criado em 13/01/22

Fotos: Reprodução / Divulgação

Casos de coronavírus dobram e Governo de SP reduz público dos estádios em 30%: eventos, shows e demais esportes aguardam decisão da prefeitura

Compartilhe

Eventos, atividades esportivas e shows no Estado de São Paulo poderão ter sua capacidade máxima de público reduzida novamente, a no máximo 70% da ocupação, e todos devem exigir o comprovante de vacinação completa, para combater a disseminação do novo coronavírus no estado de SP. Essa foi a recomendação do Governador de São Paulo, João Doria, anunciada em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira, 12 de janeiro.

“Após a constatação de uma alta elevação no número de casos de Covid-19 em São Paulo e deliberação dos médicos, o governo decidiu recomendar que organizadores de eventos públicos, principalmente musicais e esportivos, que reforcem medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid”, afirmou Doria.

Após a constatação de uma alta elevação no número de casos do coronavírus em São Paulo e deliberação dos médicos que compõe o Comitê Científico do Estado de SP, o Governo decidiu recomendar que organizadores de eventos públicos, especialmente os musicais e esportivos, reforcem medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid-19:

  1. disponibilizar álcool em geral
  2. exigir o uso de máscaras e apresentação de comprovante de esquema vacinal completo (com as duas doses da vacina ou uma do imunizante de dose única).
  3. recomendação para que as prefeituras de todo Estado reduzam em 30% a capacidade de público em eventos esportivos, musicais e atividades em geral que possam provocar aglomerações. Cada município possui autonomia para editar regras de restrição, de acordo com a realidade local.

Segundo Doria, o comércio e o setor produtivo do agronegócio e da indústria não terão restrições. “Quero tranquilizar o comércio e o setor de serviços. Não há nenhuma recomendação, até o presente momento, de restrições que poderiam ser implementadas. Há sim cautela e uma recomendação expressa para que as pessoas usem máscaras todo o tempo”.

Foi anunciada a prorrogação do uso de máscaras até 31 de março em todos os ambientes.

Além de evitar aglomerações, o uso de uma máscara com o poder de filtragem maior tem sido recomendado pelos especialistas. O modelo PFF2, por exemplo, consegue reter as partículas contaminadas, os chamados aerossóis, que podem ficar suspensos no ar por horas, especialmente em ambientes sem ventilação. O poder de filtragem da PFF2 é superior a 95%.

Especialistas apontam que a variante Ômicron se espalha mais rapidamente que o sarampo, o que indica que é o vírus mais contagioso da história. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), onde a nova cepa chega se torna dominante em semanas. O número de novas infecções tem indicado isso, como recordes diários.: na última terça-feira, 11 de janeiro, foram registrados 3,28 milhões de novos casos em 24 horas no mundo. Foi a primeira vez que o registro diário ultrapassou a casa dos 3 milhões.

Jogos reduzidos em 30%, o restante depende da prefeitura

No caso de jogos de futebol, a medida é uma determinação e não apenas uma recomendação, e a redução de 30% no volume de público dos jogos será aplicada a partir de 23 de janeiro.

Já no caso de  eventos, shows e atividades esportivas diversas (ou seja, exceto jogos de futebol), a decisão final sobre a redução ou não na capacidade de público caberá às prefeituras – cada município poderá analisar o panorama e decidir sobre o tema.

Por enquanto, a prefeitura de São Paulo decidiu cancelar o Carnaval de rua deste ano. A medida foi adotada por conta do crescimento de casos de Covid-19. Até o momento, os desfiles das escolas no sambódromo do Anhembi estão mantidos.

Leia mais: Ministério da Saúde inclui crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra covid-19! Entenda como irá funcionar

Já em Ribeirão Preto, diante do aumento de casos de Covid-19 e gripe na cidade, a prefeitura já anunciou medidas restritivas para eventos nesta terça-feira, 11 de janeiro:

  • capacidade dos eventos festivos, culturais e esportivos reduzida para no máximo 700 pessoas
  • Festas de carnaval estão proibidas
  • Exigir comprovante vacinal completo aos frequentadores
  • Caso tenha uma dose ou seja menor de 12 anos, tem que apresentar teste negativo para a Covid do tipo PCR, realizado até 48 horas antes de ingressar o local, ou teste de antígeno 24 horas antes de entrar no evento.
  • restrição de 50% da ocupação para casas noturnas, pistas de dança, danceterias e similares.
  • bares e restaurantes: atendimento de pessoas que estejam sentadas e a limitação de dez clientes por mesa.
  • As regras do novo decreto valem por tempo indeterminado e não interferem no funcionamento do comércio, shoppings e serviços.

Internações em UTIs aumentaram 58% no Estado de SP

Na coletiva foram divulgados os dados da Covid-19 no Estado consolidados até o dia 12 de janeiro:

  • aumento de 58% no número de pessoas internadas nos leitos de UTI nas últimas semanas
  • acréscimo de 99% no número de pacientes nas enfermarias
  • São Paulo é o estado brasileiro com maior número de mortes e contaminações causadas pelo novo coronavírus.: 155.420 mortes e 4.478.468 casos de Covid-19
  • Em seguida, Minas Gerais e Paraná aparecem como os estados com mais contaminações pela doença.
  • O índice de vacinação em São Paulo é de 85,47% da população com pelo menos uma dose e 79,66% de pessoas com o esquema vacinal completo.
  • No total, foram aplicadas 87.265.204 doses no estado

“Estamos enfrentando uma pandemia dos não vacinados, dos que não completaram a vacinação e das crianças não vacinadas, esses dois grupos são os responsáveis por esse acréscimo que vislumbramos no número de internações e de casos”
– João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência Contra a Covid-19 de São Paulo

Na coletiva o governo anunciou ainda a compra de mais 2 milhões de testes rápidos para Covid-19 e o lançamento da plataforma de cadastro para a vacinação infantil. Os pais já podem incluir as crianças de 5 a 11 anos no pré cadastro para vacinação infantil contra a Covid-19, clicando aqui.

“São Paulo está pronto para iniciar a vacinação infantil da Covid-19 da forma mais efetiva possível e a capacidade de vacinação do Estado é de 250 mil crianças por dia“, afirmou Dória.

Leia mais: 84% das famílias de São Paulo pretendem vacinar crianças contra a Covid-19

Torcida reduzida nos Estádios 

Os estádios que vão receber o Campeonato Paulista, cujo início está marcado para o dia 23 de janeiro, terão suas ocupações limitadas a 70% do público, com exigência de apresentação de comprovante completo de vacinação (gere o Estadual aqui e o nacional aqui).

“Em relação ao futebol, isso se aplica a partir do dia 23 de janeiro, com a volta do Campeonato Paulista de futebol. A partir dessa data, o limite é de 70% de ocupação dos estádios. A Copinha, a Copa São Paulo que acontece agora, embora tenha repercussão, tem público diminuto, então não há necessidade de estabelecer restrição”, disse o governador.

De acordo com Doria, a Federação Paulista de Futebol já foi informada e orientada sobre esta restrição. A medida deverá ter pouco impacto para os times paulistas, visto que desde que a volta total do público nos Estádios foi liberada, apenas em metade dos jogos do Campeonato Brasileiro (48% para ser exato) os cinco clubes que disputaram a primeira divisão chegaram a ter 70% da capacidade máxima de seus estádios.

Leia mais: Mãe cria abaixo-assinado para filha participar de campeonato de futebol proibido para meninas 

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 13/01/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74