Atenção, mães e pais! Depois de um ano que foi marcado pela vacinação dos adultos contra a Covid-19, chegou a vez das crianças se vacinarem contra a doença! A partir de sexta-feira, dia 14 de janeiro, crianças com comorbidades e problemas de saúde já começam a ser vacinadas em todo o país.
E é muito importante se vacinar! Mesmo que a vacina não seja obrigatória, especialistas em saúde veem a vacinação como uma medida estratégica para controlar a pandemia no país. Com a vacinação a gente se protege e protege também quem está à nossa volta.
A vacina contra a Covid-19 para crianças ainda não é obrigatória no país, mas sabia que no mínimo 18 vacinas são? Confira aqui quais são as vacinas e contra quais doenças elas nos protegem!
- BCG – Protege contra formas graves de tuberculose, uma doença que ataca os pulmões.
- Hepatite B – Imuniza contra a hepatite B, uma doença no sangue. Tomamos ela nas nossas primeiras 12 horas de vida.
- DTP+Hib+HB (Pentavalente) – Utilizada no combate à difteria, ao tétano, à coqueluche, à Haemophilus influenzae B e à Hepatite B.
- Poliomielite 1,2,3 (VIP) – Essa protege contra a poliomielite e é aplicada em três doses.
- Pneumocócica 10 valente (Pncc10) – Administrada no combate a pneumonias, meningites, otites e sinusites. É preciso tomar duas doses e mais uma de reforço.
- Rotavírus humano G1P1 (VRH) – Protege contra a diarreia causada pelo rotavírus. Devem ser administradas duas doses, no modelo gotinha.
- Meningocócica C – Protege contra a meningite meningocócica tipo C. Esta vacina tem duas doses.
- Febre amarela – Protege contra a febre amarela. Deve ser administrada também em duas doses
- Poliomielite 1 e 3 – Protege contra o poliovírus tipo 1 e 3 e é administrada em duas doses, com gotinha.
- Difteria, tétano, pertussis (DTP) – Protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche e é administrada em duas aplicações.
- Sarampo, caxumba, rubéola (SCR) – Combate o sarampo, a caxumba e a rubéola.
- Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV) – Combate o sarampo, a caxumba, a rubéola e a varicela. É a segunda dose da SCR.
- Hepatite A (HA) – Combate a Hepatite A. Deve ser administrada com uma dose.
- Varicela – Utilizada contra a varicela. Deve ser administrada em uma dose. É a segunda dose da varicela, contando a SCRV como a primeira.
- Difteria, tétano (dT) – Protege contra a difteria e o tétano. Deve ser administrada uma dose a cada dez anos depois do esquema vacinal completo.
- Papilomavírus humano (HPV) – Responsável por combater o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18. Duas doses devem ser administradas.
- Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) – É indicada no combate a meningites bacterianas, pneumonias e sinusite. Esta vacina deve ser administrada em uma dose em crianças indígenas com mais de cinco anos.
- Influenza – Protege contra a influenza. Deve ser administrada em uma ou duas doses todos os anos.